Reflexões sobre a privacidade na sociedade da informação
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2015v4n1p120Palavras-chave:
Sociedade da informação, Privacidade, Internet, Revolução socialResumo
Introdução: O artigo aborda as mudanças de paradigmas da privacidade na sociedade da informação.
Objetivo: O objetivo principal deste artigo é contextualizar as mudanças legislativas ocorridas nos últimos 10 anos relacionadas ao direito à privacidade no mundo atual.
Metodologia: A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica referente aos últimos10 anos (2005-2015) de atualizações da Constituição Federal, do Código Civil e demais legislações especiais.
Resultados: A revisão e discussão da literatura sobre Internet, ambiente virtual, violação de direitos e sanções, demonstraram que o direito à privacidade sofreu alteração legislativa.
Conclusões: Constatou-se que as legislações advindas do contexto da sociedade digital são tentativas de respostas eficazes às necessidades da sociedade civil brasileira e do Poder Judiciário Brasileiro.
Downloads
Referências
BOBBIO, Norberto. O positivismo jurídico: lições de filosofia do direito. São Paulo: Ícone, 1995.
BRASIL. Lei nº 12.737, de 30 de novembro de 2012. Dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos; altera o Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal; e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2012/lei/l12737.htm. Acesso em: 26 jun. 2015.
BECK, Ulrich. Sociedade de risco: ruma a outra modernidade. Tradução de Sebastião Nascimento. São Paulo: Editora 34, 2011.
CASSANTI, Moisés O. Crimes virtuais, vítimas reais. Rio de Janeiro: Brasport, 2014.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 8.ed. Tradução de Roneide Vanancio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 2005. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; 1).
CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
GERE, Charlie. Digital culture. London: Reaktion Books, 2008.
ORWELL, George. 1984. Tradução de Wilson Velloso. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1949.
SCHUMPETER, Joseph A. Capitalismo, socialismo e democracia. Traduzido por Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.