Diretrizes para busca de informação no ciberespaço; Directrices para la búsqueda de información en el ciberespacio
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2012v1n1/2p186Palavras-chave:
Mecanismos de busca, Busca, Estratégia de buscaResumo
Introdução: O ciberespaço é um espaço semântico/semiótico, desterritorializado, em constante modificação e a Web é seu principal constructo. O acesso ao ciberespaço e a Web se dá por meio dos mecanismos de busca que são tecnologias da informação que fazem a indexação automática dos conteúdos desses espaços; no entanto, tradicionalmente, utilizam palavras-chave ou descrições textuais para processarem a busca, o que dificulta a recuperação da informação de acordo com o contexto buscado pelo leitor. A grande riqueza da indexação maquínica são as múltiplas sintaxes, não obstante, o aspecto semântico é necessário para atribuir sentido a query, ou seja, a questão de busca. Entretanto, a elaboração de estratégias de busca facilita a recuperação de conteúdos ajustados ao contexto do leitor.
Objetivo: Exemplificar como os mecanismos estão processando a busca (pragmática).
Metodologia: Pesquisa documental com abordagem qualitativa e a análise documental como método e técnica.
Resultados: Demonstraram que os mecanismos de busca selecionados proporcionam a busca contextual, porém, se as estratégias de busca forem elaboradas corretamente.
Conclusões: O bibliotecário de referência deve conhecer e estudar as interfaces dos mecanismos de busca, tanto para buscar conteúdos que não estão indexados nas bases de dados, quanto para recomendar para os leitores. O bibliotecário de referência também deve utilizar sua habilidade prática de busca da informação para instruir e treinar o leitor nas técnicas e estratégias de busca.
Downloads
Referências
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
FERRAREZI JUNIOR, Celso. Introdução à semântica de contextos e cenários: de langue à la vie. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
FIGUEIREDO, Márcia Feijão de. Busca e validação da informação imagética na web. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
GROGAN, D. A prática do serviço de referência. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2001.
ILARI, Rodolfo; GERALDI, João Wanderley. Semântica. 11. ed. São Paulo: Ática, 2006.
LEÃO, Lucia. O labirinto da hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 2005.
LEUF, Bo. The semantic web: crafting infrastructure for agency. Chichester: John Wiley & Sons, 2006.
LEVENE, Mark. An introduction to search engines and web navigation. New Jersey: John Wiley & Sons, 2010.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.
LUZ GARCÍA, Irma; PORTUGAL, Mercedes. Servicio de referencia: uma propuesta integradora. Buenos Aires: Alfagrama, 2008.
MONTEIRO, Silvana Drumond. O ciberespaço e os mecanismos de busca: novas máquinas semióticas. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 1, p. 31-8, jan./abr. 2006.
SALAZAR, Idoia. Las profundidades de Internet: accede a la información que los buscadores no encuentran y descubre el futuro inteligente de la Red. Somonte: Edicciones Trea, 2005.
SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2011a.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil do leitor cognitivo. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2011b.
SARACEVIC, Tefko et al. A study of information seeking and retrieving. I. Background and methodology. Journal of American Society for Information Science, Washington, v. 39, n. 3, p. 161-176, 1988.
SARACEVIC, Tefko; KANTOR, Paul. A study of information seeking and retrieving. II. Users, questions, and effectiveness. Journal of American Society for Information Science, Washington, v. 39, n. 3, p. 177-196, 1988a.
SARACEVIC, Tefko; KANTOR, Paul. A study of information seeking and retrieving. III. Searchers, searches, and overlap. Journal of American Society for Information Science, Washington, v. 39, n. 3, p. 197-216, 1988b.
TORRES POMBERT, Ania. El uso de los buscadores en Internet. ACIMED, Habana, v. 11, n. 3, mayo/jun. 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.