Diretrizes para busca de informação no ciberespaço; Directrices para la búsqueda de información en el ciberespacio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2012v1n1/2p186

Palavras-chave:

Mecanismos de busca, Busca, Estratégia de busca

Resumo

Introdução: O ciberespaço é um espaço semântico/semiótico, desterritorializado, em constante modificação e a Web é seu principal constructo. O acesso ao ciberespaço e a Web se dá por meio dos mecanismos de busca que são tecnologias da informação que fazem a indexação automática dos conteúdos desses espaços; no entanto, tradicionalmente, utilizam palavras-chave ou descrições textuais para processarem a busca, o que dificulta a recuperação da informação de acordo com o contexto buscado pelo leitor. A grande riqueza da indexação maquínica são as múltiplas sintaxes, não obstante, o aspecto semântico é necessário para atribuir sentido a query, ou seja, a questão de busca. Entretanto, a elaboração de estratégias de busca facilita a recuperação de conteúdos ajustados ao contexto do leitor.
Objetivo: Exemplificar como os mecanismos estão processando a busca (pragmática).
Metodologia: Pesquisa documental com abordagem qualitativa e a análise documental como método e técnica.
Resultados: Demonstraram que os mecanismos de busca selecionados proporcionam a busca contextual, porém, se as estratégias de busca forem elaboradas corretamente.
Conclusões: O bibliotecário de referência deve conhecer e estudar as interfaces dos mecanismos de busca, tanto para buscar conteúdos que não estão indexados nas bases de dados, quanto para recomendar para os leitores. O bibliotecário de referência também deve utilizar sua habilidade prática de busca da informação para instruir e treinar o leitor nas técnicas e estratégias de busca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilza Almeida de Andrade, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Gestão da Informação. Bibliotecária na Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina 

Silvana Drumond Monteiro, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Comunicação e Semiótica – PUC-SP. Professora associada do Depto de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina

Referências

BATTELLE, John. A busca. Campinas: Campus; Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. BREITMAN, Karin. Web semântica: a internet do futuro. Rio de Janeiro: LTC, 2010. BRODER, Andrei. A taxonomy of web search. 2002. Disponível em: http://www.sigir.org/forum/F2002/. Acesso em: 23 abr. 2012.

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.

FERRAREZI JUNIOR, Celso. Introdução à semântica de contextos e cenários: de langue à la vie. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

FIGUEIREDO, Márcia Feijão de. Busca e validação da informação imagética na web. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

GROGAN, D. A prática do serviço de referência. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2001.

ILARI, Rodolfo; GERALDI, João Wanderley. Semântica. 11. ed. São Paulo: Ática, 2006.

LEÃO, Lucia. O labirinto da hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 2005.

LEUF, Bo. The semantic web: crafting infrastructure for agency. Chichester: John Wiley & Sons, 2006.

LEVENE, Mark. An introduction to search engines and web navigation. New Jersey: John Wiley & Sons, 2010.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.

LUZ GARCÍA, Irma; PORTUGAL, Mercedes. Servicio de referencia: uma propuesta integradora. Buenos Aires: Alfagrama, 2008.

MONTEIRO, Silvana Drumond. O ciberespaço e os mecanismos de busca: novas máquinas semióticas. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 1, p. 31-8, jan./abr. 2006.

SALAZAR, Idoia. Las profundidades de Internet: accede a la información que los buscadores no encuentran y descubre el futuro inteligente de la Red. Somonte: Edicciones Trea, 2005.

SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2011a.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil do leitor cognitivo. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2011b.

SARACEVIC, Tefko et al. A study of information seeking and retrieving. I. Background and methodology. Journal of American Society for Information Science, Washington, v. 39, n. 3, p. 161-176, 1988.

SARACEVIC, Tefko; KANTOR, Paul. A study of information seeking and retrieving. II. Users, questions, and effectiveness. Journal of American Society for Information Science, Washington, v. 39, n. 3, p. 177-196, 1988a.

SARACEVIC, Tefko; KANTOR, Paul. A study of information seeking and retrieving. III. Searchers, searches, and overlap. Journal of American Society for Information Science, Washington, v. 39, n. 3, p. 197-216, 1988b.

TORRES POMBERT, Ania. El uso de los buscadores en Internet. ACIMED, Habana, v. 11, n. 3, mayo/jun. 2003.

Downloads

Publicado

2013-03-25

Como Citar

ANDRADE, Ilza Almeida de; MONTEIRO, Silvana Drumond. Diretrizes para busca de informação no ciberespaço; Directrices para la búsqueda de información en el ciberespacio. Informação@Profissões, [S. l.], v. 1, n. 1/2, p. 186–202, 2013. DOI: 10.5433/2317-4390.2012v1n1/2p186. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/14595. Acesso em: 17 dez. 2024.

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)