O Ensino E Aprendizagem Com Jovens E Adultos: Concepções E Experiências De Professores De História No Rio De Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2025v31n1p33-49

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Ensino de História, Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta as concepções e as experiências de professores de História atuantes no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) do município do Rio de Janeiro, que trabalham na modalidade da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental. Dimensiona os elementos da prática docente que contribuem para uma aprendizagem significativa do conhecimento histórico pelos educandos em contexto escolar, considerando que jovens e adultos possuem modos específicos de aprendizagem e devem ser incorporados em seus processos de aprendizagem. A metodologia usada na pesquisa foi de cunho qualitativo, com o uso de questionários e de entrevistas com professores do referido programa. Nessa mirada, o elemento central indicado pelos professores participantes da pesquisa foi de que, no processo de construção curricular que vivenciam para os processos de aprendizagem dos educandos, é fundamental a adequação dos conteúdos escolares à realidade social e cognitiva do aluno, considerando, com esse fazer, que jovens e adultos podem se constituir efetivamente como sujeitos de aprendizagem e de conhecimento e que esse processo determina diretamente opções pedagógicas que os docentes estabelecem no âmbito da seleção de conteúdos, da dialogicidade nos processos de ensino e aprendizagem e da valorização e incorporação dos saberes das experiências de vida desses educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Nicodemos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Referências

ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

BITTENCOURT, Circe. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

DI PIERRO, Maria Clara; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Preconceito contra o analfabeto. São Paulo: Cortez, 2007.

FONSECA, Lana. Possibilidades epistemológicas da construção compartilhada de conhecimento: reflexões sobre a Didática para a Educação de Jovens e Adultos. In: SOUZA, José; SALES, Sandra. Educação de Jovens e Adultos: políticas e práticas educativas, Rio de Janeiro: Nau Editora: EDUR, 2011. p. 211-222.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 16 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIROUX, Henry; McLAREN, Peter. Formação do professor como uma contra esfera pública: a pedagogia radical como uma forma de política cultural. In: MOREIRA, Antonio Flavio; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002. cap. 5, p. 125-154.

IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua (PNAD Contínua). Rio de Janeiro: IBGE, 2019.

MILETO, Luís. No mesmo barco, um ajuda o outro a não desistir: estratégias e trajetórias de Permanência na Educação de Jovens e Adultos. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.

MONTEIRO, Ana Maria. Professores de história: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad, 2009.

OLIVEIRA, Marta. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 12, p. 59-73. set. /dez. 1999.

RIBEIRO, Vera Masagão. Alfabetismo e atitudes: pesquisa com jovens e adultos. Campinas: Papirus: Ação Educativa, 1999.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Nicodemos, A. (2025). O Ensino E Aprendizagem Com Jovens E Adultos: Concepções E Experiências De Professores De História No Rio De Janeiro . História & Ensino, 31(1), 33–49. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2025v31n1p33-49

Edição

Seção

Artigos