O Ensino E Aprendizagem Com Jovens E Adultos: Concepções E Experiências De Professores De História No Rio De Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2025v31n1p33-49Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Ensino de História, AprendizagemResumo
Este artigo apresenta as concepções e as experiências de professores de História atuantes no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) do município do Rio de Janeiro, que trabalham na modalidade da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental. Dimensiona os elementos da prática docente que contribuem para uma aprendizagem significativa do conhecimento histórico pelos educandos em contexto escolar, considerando que jovens e adultos possuem modos específicos de aprendizagem e devem ser incorporados em seus processos de aprendizagem. A metodologia usada na pesquisa foi de cunho qualitativo, com o uso de questionários e de entrevistas com professores do referido programa. Nessa mirada, o elemento central indicado pelos professores participantes da pesquisa foi de que, no processo de construção curricular que vivenciam para os processos de aprendizagem dos educandos, é fundamental a adequação dos conteúdos escolares à realidade social e cognitiva do aluno, considerando, com esse fazer, que jovens e adultos podem se constituir efetivamente como sujeitos de aprendizagem e de conhecimento e que esse processo determina diretamente opções pedagógicas que os docentes estabelecem no âmbito da seleção de conteúdos, da dialogicidade nos processos de ensino e aprendizagem e da valorização e incorporação dos saberes das experiências de vida desses educandos.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.
BITTENCOURT, Circe. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
DI PIERRO, Maria Clara; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Preconceito contra o analfabeto. São Paulo: Cortez, 2007.
FONSECA, Lana. Possibilidades epistemológicas da construção compartilhada de conhecimento: reflexões sobre a Didática para a Educação de Jovens e Adultos. In: SOUZA, José; SALES, Sandra. Educação de Jovens e Adultos: políticas e práticas educativas, Rio de Janeiro: Nau Editora: EDUR, 2011. p. 211-222.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 16 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIROUX, Henry; McLAREN, Peter. Formação do professor como uma contra esfera pública: a pedagogia radical como uma forma de política cultural. In: MOREIRA, Antonio Flavio; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002. cap. 5, p. 125-154.
IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua (PNAD Contínua). Rio de Janeiro: IBGE, 2019.
MILETO, Luís. No mesmo barco, um ajuda o outro a não desistir: estratégias e trajetórias de Permanência na Educação de Jovens e Adultos. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.
MONTEIRO, Ana Maria. Professores de história: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad, 2009.
OLIVEIRA, Marta. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 12, p. 59-73. set. /dez. 1999.
RIBEIRO, Vera Masagão. Alfabetismo e atitudes: pesquisa com jovens e adultos. Campinas: Papirus: Ação Educativa, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alessandra Nicodemos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
















