Educação patrimonial e ensino de história: potenciais do uso de documentação arquivística

Autores

  • Elisgardenia Oliveira Chaves Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p59

Palavras-chave:

Ensino de História. Educação Patrimonial. Arquivos Eclesiásticos

Resumo

Os documentos escritos como objeto de estudos e fonte histórica podem e devem ser utilizados como recursos didáticos em todos os níveis na educação histórica.  Assim, a partir das relações da produção do conhecimento histórico com o conhecimento histórico escolar, este texto objetiva discutir possibilidades teórico-metodológicas sobre a utilização de documentação arquivística, com ênfase nos registros eclesiásticos de casamentos, batismos e óbitos, para o desenvolvimento da educação patrimonial e como instrumentos didáticos nas práticas de ensino de história.

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Biografia do Autor

Elisgardenia Oliveira Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

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Publicado

2013-09-26

Como Citar

Chaves, E. O. (2013). Educação patrimonial e ensino de história: potenciais do uso de documentação arquivística. História & Ensino, 19(2), 59–85. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p59

Edição

Seção

Artigos