History Teaching Laboratory: challenges to rethink continuing teacher education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2005v11n0p153

Keywords:

History teaching

Abstract

O programa Laboratório de Ensino de História constitui-se em um conjunto de ações que envolvem pesquisa, extensão e ensino, tendo como objetivo proporcionar formação continuada para professores do ensino fundamental e professores da área de História dos ensinos fundamental e médio. A proposição deste programa de extensão ancora-se na idéia de reinvenção das ações extensionistas, não haveria nesse entendimento uma atividade de extensão isolada, mas ações extensionistas das atividades de ensino e pesquisa. Entendemos que formação continuada não se constrói por acumulação de informações, cursos, técnicas, em cursos rápidos de capacitação ou reciclagem mas pela aprendizagem realizada no cotidiano profissional, onde o profissional consegue rever seu trabalho em sala de aula através do exercício de refletir sobre sua prática.. É nessa perspectiva que pensamos o programa do Laboratório de Ensino de História, trabalhando em parceria com os professores, partilhando saberes, construindo, a partir das experiências e pesquisas de cada um, novos saberes, desencadeando o processo de apropriação de conhecimentos, cotidiana.

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Author Biographies

Francisco C. Ferraz, Universidade Estadual de Londrina

Member of the History and Teaching Research Group and the History Teaching Laboratory / UEL

Gilmar Arruda, Universidade Estadual de Londrina

Member of the History and Teaching Research Group and the History Teaching Laboratory / UEL

Marlene Cainelli, Universidade Estadual de Londrina

Member of the History and Teaching Research Group and the History Teaching Laboratory / UEL

William Reis Meirelles, Universidade Estadual de Londrina

Member of the History and Teaching Research Group and the History Teaching Laboratory / UEL

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Published

2005-05-07

How to Cite

Ferraz, F. C., Arruda, G., Cainelli, M., & Meirelles, W. R. (2005). History Teaching Laboratory: challenges to rethink continuing teacher education. História & Ensino, 11, 153–158. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2005v11n0p153

Issue

Section

Artigos