A Consciência Histórica Na Base Nacional Comum Curricular E No Currículo Do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2025v31n1p50-76Palavras-chave:
Currículo de História, Ensino de História, Cultura histórica.Resumo
O presente estudo analisa a História na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo do Espírito Santo, em busca de indícios da noção de Consciência Histórica pautada no pensamento de Jörn Rüsen. A leitura das fontes se referencia na prática historiográfica proposta por Bloch (2001) e Ginzburg (2007a, 2007b). A análise da BNCC considera uma discrepância entre a introdução do documento e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento baseados em competências mecânicas. Na sequência, se realiza um estudo comparativo entre a BNCC e o currículo do Espírito Santo, cujos resultados apontam para as seguintes convergências: a) noção de aprendizagem fundamentada na pedagogia de competências; b) predominância da concepção de áreas do conhecimento, o que fragiliza e descaracteriza os campos epistemológicos das disciplinas; c) ritmos temporais pautados nas narrativas-mestras fundamentadas no quadripartismo histórico; e d) distanciamento entre a história escolar e a história acadêmica. Em termos de distinção, o documento capixaba apresenta uma tentativa de inserção da história e da cultura local. Constitui-se um desafio pensar os processos de cognição da História a partir dos currículos, pois nesse campo têm predominado as teorias pedagógicas, distanciando-se da epistemologia da História.
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