A Consciência Histórica Na Base Nacional Comum Curricular E No Currículo Do Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2025v31n1p50-76

Palavras-chave:

Currículo de História, Ensino de História, Cultura histórica.

Resumo

O presente estudo analisa a História na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo do Espírito Santo, em busca de indícios da noção de Consciência Histórica pautada no pensamento de Jörn Rüsen. A leitura das fontes se referencia na prática historiográfica proposta por Bloch (2001) e Ginzburg (2007a, 2007b). A análise da BNCC considera uma discrepância entre a introdução do documento e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento baseados em competências mecânicas. Na sequência, se realiza um estudo comparativo entre a BNCC e o currículo do Espírito Santo, cujos resultados apontam para as seguintes convergências: a) noção de aprendizagem fundamentada na pedagogia de competências; b) predominância da concepção de áreas do conhecimento, o que fragiliza e descaracteriza os campos epistemológicos das disciplinas; c) ritmos temporais pautados nas narrativas-mestras fundamentadas no quadripartismo histórico; e d) distanciamento entre a história escolar e a história acadêmica. Em termos de distinção, o documento capixaba apresenta uma tentativa de inserção da história e da cultura local. Constitui-se um desafio pensar os processos de cognição da História a partir dos currículos, pois nesse campo têm predominado as teorias pedagógicas, distanciando-se da epistemologia da História.

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Biografia do Autor

Miriã Lúcia Luiz, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-Doutora em História da Educação (Universidade do Porto/Portugal; UFMG). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFES).

Paula Florinda Freitas Faria, Secretaria de Estado da Educação do ES (SEDU)

Mestra em Educação (PPGE/UFES). Professora da rede estadual do Espírito Santo (SEDU).

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Luiz, M. L., & Faria, P. F. F. (2025). A Consciência Histórica Na Base Nacional Comum Curricular E No Currículo Do Espírito Santo . História & Ensino, 31(1), 50–76. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2025v31n1p50-76

Edição

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Artigos