Livros Didáticos De História E Narrativas Sobre O Ensinar À Luz De Estudantes De Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2025v31n1p77-101Palavras-chave:
Livro didático, Ensino de história, Formação docente, NarrativasResumo
O texto aqui apresentado foi tecido como resultado de uma pesquisa qualitativa envolvendo a participação e escrita de seis estudantes do curso de Pedagogia que interpretaram os modos de aprender e ensinar na escola fazendo usos de livros didáticos de História voltados para a Educação Básica na cidade de Codó, no estado do Maranhão. A proposta surgiu na disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, com discentes do 3º período do referido curso, no ano de 2023. O objetivo que embasou essa narrativa foi o de compreender as reflexões realizadas pelos estudantes dessa licenciatura sobre os usos do livro didático de História no cotidiano da escola. Os resultados apresentados pelos(as) participantes da investigação trazem diferentes temporalidades históricas que refletem sobre o que fazem, o que pensam em fazer ou o que já fizeram a partir de suas produções e reflexões com o uso do livro didático de História, aliando passado, presente e futuro numa mesma narração, dada a indissociável ligação histórica que une esses três momentos das experiências humanas no tempo, em sociedade e, também, no campo da educação e na formação docente.
Downloads
Referências
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
BRASIL. Presidência da República. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 17 jan. 2024.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/GNrkGpgQnmdcxwKQ4VDTgNQ/. Acesso em: 22 jan. 2024.
CLANDININ, Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. 2. ed. rev. Uberlândia: EDUFU, 2015.
DILTHEY, Wilhelm. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. Tradução Marco Casanova. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
FONSECA, Thaís Nívia de Lima e. O livro didático de história: lugar de memória e formador de identidades. SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 20., 1999, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPUH, 1999. v 1, p. 203-212. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1547483138_ae317e3b2ed4edf412dc25d6c7a2dbdf.pdf. Acesso em: 22 jan. 2024.
GOODSON, Ivor F. Currículo, narrativa pessoal e futuro social. tradutor: Henrique Carvalho Calado; revisão da tradução: Maria Inês Petrucci-Rosa e José Pereira de Queiroz. Campinas: Editora da Unicamp, 2019.
MAGALHÃES, Justino. O livro e a cultura escolar, mediação entre currículo e docência. In.: CASTRO, César Augusto; CASTELLANOS, Samuel Luis Velásquez (org.). História da escola: métodos, disciplinas, currículos e espaços de leitura. São Luís: EDUFMA: Café & Lápis, 2018. p. 301-322.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Tradução de: Yara Aun Khoury. Projeto História, São Paulo, v. 10, p. 7-28, dez. 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101. Acesso em: 6 fev. 2024.
PAIM, Elison Antonio. Lembrando, eu existo. In.: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (coord.). História: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 83-104.
RALEJO, Adriana Soares; MELLO, Rafaela Albergaria; AMORIM, Mariana de Oliveira. BNCC e ensino de história: horizontes possíveis. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/4jVvMMkVMzjLGYRrrBnKnft/. Acesso em; 17 jan. 2024.
RAMOS, Márcia Elisa Teté; CAINELLI, Marlene Rosa; OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de. As sociedades indígenas nos livros didáticos de história: entre avanços, lacunas e desafios. Revista História Hoje, São Paulo, v. 7, n. 14, p. 63-85, 2018. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/471/281. Acesso em: 17 jan. 2024.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Tradução Claudia Berliner. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010. v. 1.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Editora Contexto, 2017, 160 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Joelson de Sousa Morais, José Carlos Aragão Silva, Cristiane Dias Martins da Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
















