Livros Didáticos De História E Narrativas Sobre O Ensinar À Luz De Estudantes De Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2025v31n1p77-101

Palavras-chave:

Livro didático, Ensino de história, Formação docente, Narrativas

Resumo

O texto aqui apresentado foi tecido como resultado de uma pesquisa qualitativa envolvendo a participação e escrita de seis estudantes do curso de Pedagogia que interpretaram os modos de aprender e ensinar na escola fazendo usos de livros didáticos de História voltados para a Educação Básica na cidade de Codó, no estado do Maranhão. A proposta surgiu na disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, com discentes do 3º período do referido curso, no ano de 2023. O objetivo que embasou essa narrativa foi o de compreender as reflexões realizadas pelos estudantes dessa licenciatura sobre os usos do livro didático de História no cotidiano da escola. Os resultados apresentados pelos(as) participantes da investigação trazem diferentes temporalidades históricas que refletem sobre o que fazem, o que pensam em fazer ou o que já fizeram a partir de suas produções e reflexões com o uso do livro didático de História, aliando passado, presente e futuro numa mesma narração, dada a indissociável ligação histórica que une esses três momentos das experiências humanas no tempo, em sociedade e, também, no campo da educação e na formação docente.

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Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Professor Adjunto do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/ Campus Codó-MA, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)/UFMA, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas (PPGEPE)/UFMA - Campus Imperatriz-MA e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPEEB)/UFMA-Campus Codó.

José Carlos Aragão Silva, Universidade Federal do Maranhão

Pós-doutor pela Binghamton University, NY/ EUA; Doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB). É Professor Associado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no curso de Licenciatura em Ciências Humanas/História, no Centro de Ciências de Codó – CCCO e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica - PPEEB/CCCO.

Cristiane Dias Martins da Costa, Universidade Federal do Maranhão

Pós-doutora pela Binghamton University, NY/EUA e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Associada do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó. É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica - PPEEB e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica – PPGEEB.

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Morais, J. de S., Silva, J. C. A., & Costa, C. D. M. da. (2025). Livros Didáticos De História E Narrativas Sobre O Ensinar À Luz De Estudantes De Pedagogia . História & Ensino, 31(1), 77–101. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2025v31n1p77-101

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Seção

Artigos