A avaliação da aprendizagem histórica:

um estudo a partir do ENEM e de exames vestibulares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n1p035-057

Palavras-chave:

avaliação, provas de larga escala, aprendizagem histórica, literacia histórica, pensamento histórico

Resumo

 Este artigo traz alguns resultados de um estudo a partir do Exame Nacional
do Ensino Médio (Enem) e de exames vestibulares de quatro grandes universidades
públicas do estado do Paraná (UFPR, UEL, UEM e UEPG). Entendemos que, quando
se trata de Ensino de História, há diversas possibilidades de análise dessas provas,
como a observação de quais conteúdos, conceitos e temáticas são mais recorrentes,
quais são ausentes e, também, quais tipos de abordagens desses conteúdos podem
ser observados, seus referenciais conceituais, suas lacunas, as imprecisões, entre
outros. Também é possível observar quais exigências de conhecimento histórico
esses exames contemplam, se estão focadas no domínio e na utilização de conceitos,
na memorização de informações ou datas, entre outras. Pensando neste último
aspecto, relacionado ao tipo de aprendizagem exigida dos estudantes, tomamos
como base o conceito de aprendizagem histórica de teóricos da History Education
inglesa e da Didática da História Alemã, para analisar a aprendizagem histórica
exigida nos vestibulares e no Enem. Realizamos, assim, a análise de um corpus
documental composto por cinco edições desses exames, entre 2014 e 2018, e
buscamos evidenciar fragilidades e potencialidades dessas avaliações de larga escala
na aferição de uma aprendizagem focada na literacia e no pensamento históricos.

Biografia do Autor

Souza, Eder Cristiano de, Universidade Federal da Integração Latino Americana

Professor Adjunto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA e Docente Permanente do Mestrado em História Social da UEL. Graduado em História pela UEL (2005), mestre em História pela UEM (2008) e Doutor em Educação pela UFPR (2014). Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Ensino de História e América Latina da UNILA. Coordenador e Pesquisador do LEHAL - Laboratório em Ensino de História na América Latina. Realizou Estágio de Pós-Doutoramento em Teoria e Filosofia da História na Universidade de Brasília. Editor Gerente da Revista História & Ensino. Coordenador do GT - Ensino de História e Educação da Associação Nacional de História - Seção PR. Tem experiência nas áreas de Pesquisa em História, Ensino de História e Educação Histórica. Atua nas áreas de Educação Histórica, Práticas de Ensino em História, História da América, Teorias e Filosofias da História. Realiza pesquisas sobre as relações entre cinema e História, sobre o uso de filmes no ensino e aprendizagem histórica, sobre a aprendizagem histórica de jovens estudantes, sobre Cultura Histórica e a Guerra do Paraguai e sobre o ensino de história na América Latina.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Monteiro, A., & Cristiano de Souza, Éder. (2022). A avaliação da aprendizagem histórica: : um estudo a partir do ENEM e de exames vestibulares . História & Ensino, 28(1), 035–057. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n1p035-057

Edição

Seção

Dossiê - Avaliação das aprendizagens em História: Práticas, Teorias e Políticas