Ensino de História e ditadura civil-militar brasileira (1964/1989):

a representação cinematográfica dos grupos de resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n2p106

Palavras-chave:

ensino de história;, ditadura civil-militar;, cinema brasileiro.

Resumo

O cinema foi fortemente potencializado a partir do grande incentivo à produção e compartilhamento de vídeos, fazendo-se presente em diversos contextos sociais, bem como na escola e nas salas de aula, o que nos faz refletir sobre a importância da promoção de processos formativos que trabalhem com o emprego consciente e crítico desta tecnologia no ensino/aprendizagem, visando construir um novo tipo de conhecimento por meio as sensibilização e construção do gosto estético. Dessa forma, buscou-se no presente trabalho refletir acerca de processos formativos no ensino de história que tomem como eixo central a atuação dos grupos de resistência no período ditatorial. Para isso, desenvolveu-se proposta pedagógica envolvendo a abordagem do tema “Ditadura Civil-Militar brasileira (1964/1989)”, por meio de narrativas filmográficas dirigidas por Lúcia Murat: “Quase dois irmãos” (2004), e “A memória que me contam” (2013). Para tanto, foram estabelecidos estudos sobre os diálogos entre ensino de história e cinema, a relação entre educação, ensino e cinema como forma de linguagem e experiência.  A pesquisa apresentou abordagem qualitativa, natureza aplicada e buscou conciliar descrição e explicação, valendo-se, para isso de investigações bibliográficas e documentais de primeira mão.  Envolveu ainda forma de análise dos resultados, por meio de tratamento metodológico específico dos filmes selecionados. Para tanto, realizou-se a construção de análises internas (centrada no próprio filme, pois é tido como obra individual e singular), com base numa interpretação multivariada, uma vez que preocupada com os aspectos textuais, de conteúdo, poéticos, da imagem e do som. Esse tratamento remeteu ao emprego de fotogramas.

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Biografia do Autor

Aruana Mariá Menegasso, Universidade Estadual Paulista Julho de Mesquita Filho - IBILCE

Licenciada em Pedagogia e mestre em Ensino e Processos Formativos pela UNESP/São José do Rio Preto, com bolsa PIBIC/CNPq e FAPESP.

Humberto Perinelli Neto, Universidade Estadual Paulista Julho de Mesquita Filho - IBILCE

Bacharel e licenciado em História, bem como mestre e doutor em História pela UNESP. É Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Educação do IBILCE/UNESP/São José do Rio Preto e credenciado no Programa de Pós Graduação Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal)

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Menegasso, A. M., & Perinelli Neto, H. (2022). Ensino de História e ditadura civil-militar brasileira (1964/1989): : a representação cinematográfica dos grupos de resistência. História & Ensino, 28(2), 106–128. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n2p106

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Artigos