A história do e no Ceará: uma reflexão metodológica sobre os livros didáticos (1889 - 1940)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p39Palavras-chave:
História do Ceará, Livro didático, MetodologiaResumo
Este artigo tem como objetivo entender a proposta de História do Ceará presente nos compêndios do período de 1889 até 1940, bem como as peculiaridades no trato com essa fonte do historiador, percebendo as influências presentes na concepção de História no Ceará. Assim, num primeiro momento discutimos o trabalho legado ao livro didático na pesquisa histórica e os tratos metodológicos possíveis a partir desta fonte, para em seguida apresentar nosso objeto de pesquisa, a saber, os livros de História do Ceará, a partir da utilização de alguns dos métodos anteriormente citados. Finalizamos com uma breve apresentação da relação entre este objeto, a concepção de história a ele subjacente e a cultura que representa. Foi através da história cultural e de uma historiografia sobre o assunto que pudemos trabalhar com tal perspectiva e darmos mais um passo no sentido de refletir sobre a metodologia a ser utilizada para o metier do historiador da educação, visando auxiliar aos demais pesquisadores na percepção das diversas faces do livro didático enquanto fonte e objeto de pesquisa. Estas reflexões são resultados angariados ao longo da pesquisa, a partir da qual se pode concluir que havia uma influencia européia desde os anseios de civilização que norteavam a escrita histórica e a necessidade de se fazer uma História do Ceará alinhada ao progresso geral da humanidade, até as próprias concepções de história presentes nas obras didáticas que circulavam entre o período de 1889 a 1940, donde se destacou o Instituto Histórico, Antropológico e Geográfico do Ceará como lugar de memória de onde eram produzidas as obras de história local.
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