Processos de Metacognição e de Significação Histórica: os três Audiovisuais produzidos por Estudantes de Primeiro Ano de Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFSC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p303

Palavras-chave:

Ensino de História. Educação Histórica. Metacognição. Audiovisuais produzidos por estudantes. Estágio Supervisionado.

Resumo

Este artigo apresenta resultados da aplicação de um Projeto de Ensino e Pesquisa desenvolvido no primeiro semestre de 2012 na disciplina Estágio Curricular Supervisionado II do Curso de Bacharelado e Licenciatura em História, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e aplicado no segundo semestre do mesmo ano durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III, em uma turma de Primeiro Ano de Ensino Médio do Colégio de Aplicação, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nesta via, analisa-se aqui três audiovisuais – intitulados “É tempo de recordar”, “Existem mais Joanas d’Arcs e Marias Bonitas do que sonha nossa vã filosofia” e “MMA em História” –, produzidos por dez estudantes, os quais são compreendidos enquanto processos de metacognição, pois incitam os estudantes a pensarem sobre como aprenderam, e de significação histórica a partir da produção de um vídeo, que inclui desde a pesquisa iconográfica e sonora até a montagem, construindo assim um discurso audiovisual marcado por sentido histórico. Sendo assim, com a produção audiovisual, estimulou-se nos estudantes o exercício de investigação histórica a partir da problematização das diversas evidências coletadas em diferentes documentos visuais, sonoros e de cultura letrada, que, ao final do processo, resultou em alguns questionamentos sobre discursos historiográficos correntes.

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Biografia do Autor

Alexandre Pedro de Medeiros, Universidade do Estado de Santa Catarina

Acadêmico do Curso de Bacharelado e Licenciatura em História do Centro de Ciências Humanas e da Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2013-09-26

Como Citar

Medeiros, A. P. de. (2013). Processos de Metacognição e de Significação Histórica: os três Audiovisuais produzidos por Estudantes de Primeiro Ano de Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFSC. História & Ensino, 19(2), 303–323. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p303

Edição

Seção

Laboratório (artigo)