Laboratório de ensino de história: desafios de repensar a formação continuada de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2005v11n0p153

Palavras-chave:

Extensão, Formação de professores, Ensino de história, Laboratório de ensino.

Resumo

O programa Laboratório de Ensino de História constitui-se em um conjunto de ações que envolvem pesquisa, extensão e ensino, tendo como objetivo proporcionar formação continuada para professores do ensino fundamental e professores da área de História dos ensinos fundamental e médio. A proposição deste programa de extensão ancora-se na idéia de reinvenção das ações extensionistas, não haveria nesse entendimento uma atividade de extensão isolada, mas ações extensionistas das atividades de ensino e pesquisa. Entendemos que formação continuada não se constrói por acumulação de informações, cursos, técnicas, em cursos rápidos de capacitação ou reciclagem mas pela aprendizagem realizada no cotidiano profissional, onde o profissional consegue rever seu trabalho em sala de aula através do exercício de refletir sobre sua prática.. É nessa perspectiva que pensamos o programa do Laboratório de Ensino de História, trabalhando em parceria com os professores, partilhando saberes, construindo, a partir das experiências e pesquisas de cada um, novos saberes, desencadeando o processo de apropriação de conhecimentos, cotidiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco C. Ferraz, Universidade Estadual de Londrina

Membro do Grupo de Pesquisa História e Ensino e do Laboratório de Ensino de História/UEL

Gilmar Arruda, Universidade Estadual de Londrina

Membro do Grupo de Pesquisa História e Ensino e do Laboratório de Ensino de História/UEL

Marlene Cainelli, Universidade Estadual de Londrina

Membro do Grupo de Pesquisa História e Ensino e do Laboratório de Ensino de História/UEL

William Reis Meirelles, Universidade Estadual de Londrina

Membro do Grupo de Pesquisa História e Ensino e do Laboratório de Ensino de História/UEL

Referências

CHAUÍ, M. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Ed. Unesp, 2001.

CHAUÍ, M. Formação de Professores, práticas pedagógicas e escola. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

FORQUIN, J. C. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GIOVANI, L. M. Do professor informante ao professor parceiro: reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escola. Caderno Cedes, ano 19, n. 44, abr. 1998.

GOERGEN, P.; SAVIANI, D. (Org.). Formação de professores: a experiência internacional sob o olhar brasileiro. Campinas: Editores Associados, 2002.

LUPORINI, T. J. Formação contínua e ensino de História: uma possibilidade de utilização de imagens. História & Ensino, Londrina, v. 4, p. , 35-52, 1998.

MORAES, R. C. C. Universidade hoje -Ensino, pesquisa, extensão. Educação e Sociedade, v. 19, n. 63, ago. 1998.

REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. (Org.). Formação de professores: a experiência internacional sob o olhar brasileiro. Campinas: Editores Associados, 2002.

SANTOS, B. S. Plano Nacional de Extensão Universitária -Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, Ilhéus: Editus, 2001. (Coleção Extensão Universitária, v.1).

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2005-05-07

Como Citar

Ferraz, F. C., Arruda, G., Cainelli, M., & Meirelles, W. R. (2005). Laboratório de ensino de história: desafios de repensar a formação continuada de professores. História & Ensino, 11, 153–158. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2005v11n0p153

Edição

Seção

Artigos