Editorial
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2002v11n1pResumo
Nas dez edições desta revista publicamos artigos de autores de diversas instituições do país, que contemplaram todas as áreas do conhecimento geográfico, tornando-se portanto um importante meio de divulgação para todos os interessados na ciência geográfica e áreas afins. Esta edição, fruto do esforço de professores do Departamento de Geociências, do Centro de Ciências Exatas, da Universidade Estadual de Londrina, vem refletir o grande empenho de pesquisadores que, apesar do momento de crise pela qual passou e vem passando a universidade brasileira, dificultando o ensino público, a pesquisa e a extensão, conseguiram possibilitar a continuidade desta revista, com a participação da Imprensa Oficial do Paraná. Abrimos este número com um dos maiores estudiosos da Geografia brasileira, Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, que dispôs um artigo inédito para a comunidade geográfica, utilizando a interpretação literária, no qual retrata o espaço geográfico a partir da descrição da paisagem narrada pelo romancista Guimarães Rosa. Esta revista que entregamos ao leitor abre reflexões sobre o espaço e o tempo na pós-modernidade; sobre a divisão territorial; e sobre o processo de industrialização e sua modernização no Brasil. Inclui também abordagens sobre cartografia ambiental, turismo rural, Programa Vilas Rurais, uma experiência em educação ambiental e questionamentos sobre a crise atual das universidades brasileiras. Finalizamos com notas sobre a Semana de Geografia do Departamento de Geociências, realizada no ano de 2001, e uma resenha a respeito da nova publicação de Lúcio Kowarick (2000), intitulada Escritos Urbanos. Os artigos aqui publicados apontam para importantes discussões, destacando-se pela diversidade de temas atuais da Geografia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.