Editorial
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2002v11n1pResumen
Nas dez edições desta revista publicamos artigos de autores de diversas instituições do país, que contemplaram todas as áreas do conhecimento geográfico, tornando-se portanto um importante meio de divulgação para todos os interessados na ciência geográfica e áreas afins. Esta edição, fruto do esforço de professores do Departamento de Geociências, do Centro de Ciências Exatas, da Universidade Estadual de Londrina, vem refletir o grande empenho de pesquisadores que, apesar do momento de crise pela qual passou e vem passando a universidade brasileira, dificultando o ensino público, a pesquisa e a extensão, conseguiram possibilitar a continuidade desta revista, com a participação da Imprensa Oficial do Paraná. Abrimos este número com um dos maiores estudiosos da Geografia brasileira, Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, que dispôs um artigo inédito para a comunidade geográfica, utilizando a interpretação literária, no qual retrata o espaço geográfico a partir da descrição da paisagem narrada pelo romancista Guimarães Rosa. Esta revista que entregamos ao leitor abre reflexões sobre o espaço e o tempo na pós-modernidade; sobre a divisão territorial; e sobre o processo de industrialização e sua modernização no Brasil. Inclui também abordagens sobre cartografia ambiental, turismo rural, Programa Vilas Rurais, uma experiência em educação ambiental e questionamentos sobre a crise atual das universidades brasileiras. Finalizamos com notas sobre a Semana de Geografia do Departamento de Geociências, realizada no ano de 2001, e uma resenha a respeito da nova publicação de Lúcio Kowarick (2000), intitulada Escritos Urbanos. Os artigos aqui publicados apontam para importantes discussões, destacando-se pela diversidade de temas atuais da Geografia.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y la obra está bajo licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Esta licencia permite a terceros distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, dando el debido crédito a la autoría y a la publicación inicial en esta revista.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.