Mapeamento Participativo como Estratégia de Ensino de Cartografia Escolar: vamos interpretar o entorno da escola?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2025v34n1p227%20

Palavras-chave:

alfabetização e letramento cartográfico; problemas socioambientais; geotecnologias; ensino do lugar

Resumo

O ensino de Geografia tem como um de seus propósitos formar alunos capazes de analisar criticamente os seus espaços de vivência. Diante disso, este trabalho tem como objetivo realizar um mapeamento participativo dos problemas socioambientais, como prática de Cartografia Escolar, com alunos da educação básica. A escola, palco desta ação, se localiza em Santa Maria (RS), sendo que as imediações da instituição são de alta privação social, fazendo com que os alunos convivam com diversos problemas socioambientais. Metodologicamente, foram desenvolvidas quatro oficinas de alfabetização e letramento cartográfico em duas turmas de sétimo ano (X e Y), totalizando 27 alunos. Após as oficinas, foi realizado um mapeamento participativo, a partir de atividades em campo e em sala de aula, com o propósito de mapear e discutir as questões socioambientais. Como resultado, observou-se um aprimoramento gradual na alfabetização e no letramento cartográfico dos alunos. Durante a elaboração do mapa participativo, na etapa do trabalho de campo, a turma X coletou 56 pontos e a turma Y, 70 pontos, referentes a questões socioambientais no entorno da escola. Concluiu-se que a Cartografia Escolar, aliada à Cartografia Participativa, propiciou uma aprendizagem de Geografia mais significativa e contextualizada ao cotidiano dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Regina Negrini, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora de Geografia do Ensino Fundamental ll na Secretaria de Educação do Município de Santo Antônio da Patrulha/RS (SEMED).

Anderson Augusto Volpato Sccoti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto no Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Carina Petsch, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Referências

ACSERLRAD, Henri. Mapeamentos, identidade e territórios. In: ACSELRAD, Henri (Org.). Cartografia Social e Dinâmicas Territoriais: marcos para o debate. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, 2010. p. 9 – 46. Disponível em: https://conflitosambientais.org/wp-content/uploads/2023/06/Cartog.2023.HA_.Marcos.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.

ALMEIDA, Rosângela Doin de. Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011.

ALMEIDA, Rosângela Doin de; ALMEIDA, Regina Araujo. Fundamentos e Perspectivas da Cartografia Escolar no Brasil. Revista Brasileira de Cartografia, Rio de Janeiro, v. 63/4, p. 885-897, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/download/44689/23703. Acesso em: 3 nov. 2023.

ARAÚJO, Franciele Eunice; ANJOS, Rafael Silva; ROCHA-FILHO, Gilson Brandão. Mapeamento Participativo: Conceitos, Métodos e Aplicações. Boletim de Geografia, Maringá, v. 35, n. 2, p. 128-140, 1 dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr/article/view/31673/pdf. Acesso em: 17 set. 2024.

BATISTA, Bruno Nunes. Como dar uma aula de geografia? Geografia Ensino & Pesquisa, v. 19, p. 01 – 34, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/34855/pdf. Acesso em: 17 set. 2024.

BATISTA, Natália Lampert; RIZZATTI, Maurício; SILVA, Guilherme Moreira da. Para pensar a cartografia escolar: relato de uma oficina pedagógica para professores em atuação e graduandos em Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, 10(19), 606–617, 2020. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/index.php/revistaedugeo/article/download/687/442. Acesso em: 30 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 26 jan. 2023.

BREDA, Thiara Vichiato. "Por que eu tenho que trabalhar lateralidade?": experiências formativas com professoras dos anos iniciais. 2017. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências e Universidad Autónoma de Madrid, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634730. Acesso em: 5 jun. 2023.

BREDA, Thiara Vichiato; STRAFORINI, Rafael. Alfabetizar letrando: possibilidades para uma cartografia porosa. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 280–297, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/58950. Acesso em: 26 out. 2023.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos Cedes, v. 25, p. 227-247, 2005.

CALLAI, Helena Copetti. Cartografia Escolar Uma Linguagem da Geografia Escolar. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 43, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/71543. Acesso em 17 set. 2024.

CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella. Cartografia escolar e o pensamento espacial fortalecendo o conhecimento geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 7, n. 13, p. 207-232, 2017. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/494. Acesso em 17 set. 2024.

FINATTO, Roberto Antônio; FARIAS, Maria Isabel. A Cartografia Social como recurso metodológico para o ensino de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 25, p. 01 – 28, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/43605. Acesso em: 17 set. 2024.

GIRARDI, Gisele. Mapas desejantes: uma agenda para a Cartografia Geográfica. Pro-Posições, v. 20, p. 147-157, 2009. disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/Pdg5LtMPjCZhwcC89rbb57x/?lang=pt&format=html. Acesso em: 6 out. 2023.

GOMES, Marquiana de F. Vilas Boas. Cartografia Social e Geografia Escolar: aproximações e possibilidades. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 7, n. 13, p. 97-110, 2017. disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/download/488/230. Acesso em: 20 nov. 2023.

HABOWSKI, Jhennifer Tais Vieira; PETSCH, Carina; BATISTA, Natalia Lampert. Uso da cartografia colaborativa para o mapeamento dos espaços de vivência de estudantes da Geografia de uma universidade pública. Ateliê Geográfico, Goiania, v. 17, n. 3, p. 247-268, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/76265/40768. Acesso em: 20 fev. 2024.

KAERCHER, Nestor André. Docencio, Logo, Existo. Crenças que Movem o Professor Formador de Professores: que diferença podemos fazer em nossos alunos? Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 10, n. 19, p. 323-344, jan./jun., 2020.

MARTINELLI, Marcelo. Mapas da Geografia e cartografia temática. São Paulo: Contexto, 2003.

MARTINELLI, Marcelo; GRAÇA, Alan José Salomão. Cartografia temática: uma breve história repleta de inovações. Revista Brasileira de Cartografia, Uberlândia, n. 67/4, p. 913-928, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/download/49128/26220. Acesso em: 12 mar. 2023.

NEVES, Thales Chinchio; GONÇALVES, Amanda Regina. A prática da cartografia social na educação. Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, v. 20, n.3, p. 489 – 508, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/estgeo/article/view/16429. Acesso em: 05 set. 2024.

OLIVEIRA, Ederson Dias de; SOUZA, Thais de Cássia Souza; ROCHA, Ariadny Rayani Santos. Alfabetização cartográfica: práticas pedagógicas nos anos iniciais. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 6, n. 12, p. 274-291, 2016. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/index.php/revistaedugeo/article/download/327/216. Acesso em: 3 nov. 2023.

OLIVEIRA, Ivanilton José de; NASCIMENTO, Diego Tarley Ferreira. As Geotecnologias e o ensino de cartografia nas escolas: potencialidades e restrições. Revista brasileira de educação em Geografia, v. 7, n. 13, p. 158-172, 2017. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/491. Acesso em: 21 nov. 2023.

PASSINI, Elsa Yasuko. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de Geografia. São Paulo: Cortez, 2012.

PISSINATI, Mariza Cleonice; ARCHELA, Rosely Sampaio. Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de Geografia. Geografia, Londrina, v. 16, n. 1, p. 169-195, 2007.

QUINTANILHA, Bruno Lins; DEUS, Leandro Andrei Beser de. Mapeamento participativo: uma análise de possibilidades para a educação geográfica. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 12, n. 22, p. 5-28, 2022. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/1052. Acesso em: 4 jan. 2023.

RICHTER, Denis. A linguagem cartográfica no ensino de geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, 7(13), p. 277–300, 2017. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/511. Acesso em: 17 set. 2024.

RICHTER, Denis; MATOS, Henrique Camilo de. Cartografia Escolar no ensino de Geografia: uma análise da produção científica em periódicos online entre os anos 2000 a 2020. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 43, n. 01, p. 1-24, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/73540. Acesso em: 17 set. 2024.

RIZZATTI, Maurício. Cartografia Escolar, Geotecnologias e a Teoria das Inteligências Múltiplas: a construção de conhecimentos geográficos no ensino fundamental. 2016. Trabalho de Graduação (Curso de Geografia – Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/30217. Acesso em: 20 fev. 2024.

RIZZATTI, Maurício. A cartografia escolar e as inteligências múltiplas no ensino de Geografia: contribuições das Geotecnologias no ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Santa Maria/RS: Universidade Federal de Santa Maria, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/16294/DIS_PPGGG_2018_RIZZATTI MAURICIO.pdf. Acesso em: 12 fev. 2023.

RIZZATTI, Maurício. Cartografia escolar, inteligências múltiplas e neurociências no ensino fundamental: a mediação (geo)tecnológica e multimodal no ensino de Geografia. 2022. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Santa Maria/RS: Universidade Federal de Santa Maria, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/24075. Acesso em: 13 fev. 2024.

SEEMANN, Jörn. Menino é azul e água no mapa também: cartografia, cores, convenções e cultura. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(19), 23–44, 2020. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/909. Acesso em 17 set. 2024.

SANTOS, Dorival dos. Cartografia social: o estudo da cartografia social como perspectiva contemporânea da Geografia. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 2, n. 6, p. 273–293, 9 Mar 2017. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/6497. Acesso em: 3 set. 2024.

SILVA, Guilherme Moreira da; BATISTA, Natália Lampert; RIZZATTI, Maurício; CASSOL, Roberto. A cartografia escolar como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia: uma proposta de oficinas didáticas com alunos do ensino fundamental. Revista Ensino de Geografia, Recife, 1(2), 120–134. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240434. Acesso em: 17 set. 2024.

SILVA, Guilherme Moreira; BATISTA, Natália Lampert; PETSCH, Carina. Cartografia Escolar: oficinas didáticas sobre alfabetização e letramento cartográfico para a formação inicial de professores de Geografia. Caderno de Geografia, Belo Horizonte, v. 31, n. 67, p. 1026-1050, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/geografia/article/download/27130/19028. Acesso em: 11 nov. 2023.

SILVA, Natália Huber; ZIANI, Patrícia; FOLETO, Eliane Maria. Áreas de preservação permanente como justificativa para a conservação de recursos hídricos urbanos em Santa Maria (RS, Brasil). In: FARIA, Karla Maria Silva; TRINDADE, Silas Pereira. (Org.). Planejamento e desenvolvimento sustentável em bacias hidrográficas. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. 92-103. Disponível em: https://www.academia.edu/download/79768825/2021_E_BOOK_ANAIS_CIAMB_final_compressed.pdf#page=92. Acesso em: 4 jan. 2024.

SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (org). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999. p. 92-109.

SPODE, Pedro Leonardo Cezar; ROCHA, Lilian Hahn Mariano da; FARIA, Rivaldo Mauro de. Valorização e produção do espaço urbano no Bairro Camobi, Santa Maria, RS, em 2017: uma análise a partir do mercado de imóveis verticais. In: Seminário de estudos urbanos e regionais, 2018, Pelotas. Anais [...]. Pelotas: UFPel, 2018. p. 1-12. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Pedro-Cezar-Spode/publication/332834946_Valorizacao_e_producao_do_espaco_urbano_no_bairro_Camobi_Santa_Maria_RS_em_2017_uma_analise_a_partir_do_mercado_de_imoveis_verticais/links/5ccc17b1299bf14d9573a1b5/Valorizacao-e-producao-do-espaco-urbano-no-bairro-Camobi-Santa-Maria-RS-em-2017-uma-analise-a-partir-do-mercado-de-imoveis-verticais.pdf. Acesso em: 4 jan. 2024.

SPODE, Pedro Leonardo Cesar; FARIA, Rivaldo Mauro de. Privação social na área urbana de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, v. 1, n. 43, p. 31-54, 2021. Disponível em https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/download/7465/6002. Acesso em 04 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Negrini, L. R., Sccoti, A. A. V., & Petsch, C. (2024). Mapeamento Participativo como Estratégia de Ensino de Cartografia Escolar: vamos interpretar o entorno da escola?. Geografia (Londrina), 34(1), 227–245. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2025v34n1p227

Edição

Seção

Oficinas Pedagógicas