Semiárido Nordestino: imagens, abordagens, saberes e práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2025v34n1p209%20

Palavras-chave:

semiárido nordestino; estereótipos; prática de ensino; Geografia escolar

Resumo

O presente artigo tem como objetivo socializar experiências de práticas de ensino vivenciadas durante as aulas de Geografia nas turmas do  7° ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Dr. Luiz Navarro de Britto, que faz parte da rede pública de educação no Município de Saúde - BA, cuja temática envolve a região Nordeste do Brasil. A questão que mobiliza esta escrita é: Como o professor de Geografia do Ensino Fundamental II pode abordar temáticas vinculadas ao Nordeste brasileiro de modo a desconstruir estereótipos sobre esta região? Trata-se, portanto, de um relato de experiência, cuja prática de ensino esteve ancorada no estudo do semiárido nordestino, a partir de textos e imagens que retratam a referida temática que compõe o currículo da Geografia escolar, o que possibilitou perceber o ponto de vista dos discentes no que concerne ao seu imaginário sobre o sertão nordestino. Esta experiência permite afirmar que, por meio de uma educação contextualizada e crítica, o professor deve promover uma prática pedagógica que construa saberes não estereotipados que permitam formar estudantes capazes de compreender reflexivamente a   realidade em que se encontram, com consciência crítica em relação ao que ensina e ao que se aprende.

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Biografia do Autor

Helton Costa Santana , Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 

Simone Ribeiro Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPgEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais (PROET).

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Santana , H. C., & Santos, S. R. (2024). Semiárido Nordestino: imagens, abordagens, saberes e práticas. Geografia (Londrina), 34(1), 209–225. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2025v34n1p209

Edição

Seção

Oficinas Pedagógicas