Semiárido Nordestino: imagens, abordagens, saberes e práticas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2025v34n1p209%20Palavras-chave:
semiárido nordestino; estereótipos; prática de ensino; Geografia escolarResumo
O presente artigo tem como objetivo socializar experiências de práticas de ensino vivenciadas durante as aulas de Geografia nas turmas do 7° ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Dr. Luiz Navarro de Britto, que faz parte da rede pública de educação no Município de Saúde - BA, cuja temática envolve a região Nordeste do Brasil. A questão que mobiliza esta escrita é: Como o professor de Geografia do Ensino Fundamental II pode abordar temáticas vinculadas ao Nordeste brasileiro de modo a desconstruir estereótipos sobre esta região? Trata-se, portanto, de um relato de experiência, cuja prática de ensino esteve ancorada no estudo do semiárido nordestino, a partir de textos e imagens que retratam a referida temática que compõe o currículo da Geografia escolar, o que possibilitou perceber o ponto de vista dos discentes no que concerne ao seu imaginário sobre o sertão nordestino. Esta experiência permite afirmar que, por meio de uma educação contextualizada e crítica, o professor deve promover uma prática pedagógica que construa saberes não estereotipados que permitam formar estudantes capazes de compreender reflexivamente a realidade em que se encontram, com consciência crítica em relação ao que ensina e ao que se aprende.
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