Paisagens no Turismo: entre os paradigmas do olhar e da performance
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2022v31n1p9Palavras-chave:
Paisagens, Turismo, Olhar, Performance, Fotografia.Resumo
Primeiramente, objetiva-se reapresentar o caráter central da visibilidade, contida na percepção e no estudo das paisagens em geral, e das turísticas, em particular. Secundariamente, objetiva-se contrapor distintos paradigmas, o do olhar e o da performance, para demonstrar a relativa migração do primeiro para o segundo, em estudos da paisagem no/pelo Turismo. Para tal, recorre-se a uma revisão da literatura, especialmente Anglo-saxã, atinente ao Turismo e à Geografia Humanista-Cultural. Busca-se redimensionar o conhecimento referente a essas questões, pelo menos no modo como a problemática vem sendo encaminhada pela Geografia e pelo Turismo no Brasil. Baseando-se no paradigma do olhar turístico (gazing), considera-se que o sentido da visão não está dissociado dos demais, e não está afastado das práticas corporificadas (performing). Questiona-se até que ponto os dois paradigmas (gazing e performing) são de fato antagônicos, ou se dialogicamente se complementam no estudo das paisagens no Turismo. Ainda, cogita-se que as performances turísticas sejam o elo entre o olhar e as práticas, abordagens por vezes alijadas. Por fim, preconiza-se que metodologias apoiadas no uso da fotografia podem ser um modo privilegiado de estudar visualmente as paisagens, e também os aspectos performáticos do turismo.Downloads
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