Refugiados em quadrinhos: proposta de ensino de geografia nos cursos integrados do Ifsp – Campus Avaré/SP

Autores/as

  • Juliano Ricciardi Floriano Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Diânice Oriane da Silva Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n1p131

Palabras clave:

Histórias em quadrinhos, Refugiados, Ensino de Geografia.

Resumen

Este artigo é resultado de um projeto de ações de ensino, na modalidade de monitoria, realizada no Campus do IFSP, na cidade de Avaré, estado de São Paulo. O intuito desse projeto foi desenvolver com os alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio, uma proposta de emprego da arte sequencial das histórias em quadrinhos na disciplina de Geografia. A arte sequencial é utilizada desde o entretenimento infanto-juvenil na forma das HQs como também é uma técnica adotada no cinema, na forma de storyboards, usada no planejamento de cenas que serão rodadas em cenários distintos. Acredita-se que essa linguagem pode ser utilizada também, com finalidades didáticopedagógicas, por isso, foram adaptados relatos de refugiados, que no momento de sua aplicação recheavam os noticiários internacionais, mostrando o drama dessas pessoas que se deslocavam em busca de uma vida melhor. Após a introdução e sensibilização ao tema, realizado pelo docente e o auxílio do bolsista/monitor, os alunos pesquisaram outros relatos de refugiados e transformaram em histórias em quadrinhos, que podem ser consultados na rede mundial de computadores.

Biografía del autor/a

Juliano Ricciardi Floriano Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Geografia na Universidade Estadual de Londrina - UEL, Professor EBTT, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP/Câmpus Itapetininga/SP.

Diânice Oriane da Silva, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Geografia, Universidade Estadual Paulista - FCT-Unesp/P.Prudente/SP, Professora, Secretaria de Estado da Educação de São Paulo - SEE-SP.

Publicado

2017-07-25

Cómo citar

Silva, J. R. F., & Silva, D. O. da. (2017). Refugiados em quadrinhos: proposta de ensino de geografia nos cursos integrados do Ifsp – Campus Avaré/SP. GEOGRAFIA (Londrina), 26(1), 131–142. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n1p131

Número

Sección

Artículos