O EMPREGO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA NO ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS DE SAÚDE NA CIDADE DE BIRIGUI (SP)

Autores/as

  • Márcio Fernando Gomes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Deise Regina Elias Queiróz

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n3p155

Palabras clave:

Geografia, Saúde Pública,

Resumen

A saúde é fundamental para o desenvolvimento humano e desempenha uma variável de vital importância no debate da qualidade de vida das populações urbanas, configurando-se como um dos indicadores mais utilizados em sua avaliação. Dentro das necessidades de saúde estão as variáveis associadas aos serviços de saúde. Considerando que o crescimento urbano não foi acompanhado pela instalação de infra-estrutura adequada dos serviços de saúde, e favorecem a existência de desigualdades manifestadas pela localização destes equipamentos; e que esta condição reflete a precariedade da prestação de muitos serviços públicos no país, com uma grande parcela da população “desassistida” e com ausência destes atendimentos, o presente trabalho apresenta uma avaliação da distribuição espacial dos serviços públicos de saúde na cidade de Birigui (SP). A pesquisa foi desenvolvida segundo a metodologia proposta por Simielli (1981), que adota três níveis de pesquisa por meio cartográfico, utilizando mapas de análise, correlação e síntese; e com a estruturação de um Sistema de Informações Geográficas. A análise sobre o padrão de distribuição espacial dos equipamentos públicos de saúde em Birigui (SP) revelou à existência de um modelo desigual, com uma concentração destes equipamentos na área central da cidade e bairros do entorno, e com uma rarefação nas franjas do perímetro urbano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcio Fernando Gomes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2008), Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2009 - 2010). Atualmente é Professor da UNIESP - Faculdade de Birigui e exerce o cargo de Especialista Ambiental I na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área Cartografia Temática, Geoprocessamento e Sistemas de Informação Geográfica, com enfase no estudo da Qualidade Ambiental e Qualidade de Vida Urbana. Desenvolve atividades voltadas ao Levantamento, Mapeamento e Diagnóstico, Planejamento e Gestão do Meio Ambiente.

Publicado

2012-02-11

Cómo citar

Gomes, M. F., & Queiróz, D. R. E. (2012). O EMPREGO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA NO ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS DE SAÚDE NA CIDADE DE BIRIGUI (SP). Geografia (Londrina), 20(3), 155–170. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n3p155

Número

Sección

Artículos