O EMPREGO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA NO ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS DE SAÚDE NA CIDADE DE BIRIGUI (SP)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n3p155Palabras clave:
Geografia, Saúde Pública,Resumen
A saúde é fundamental para o desenvolvimento humano e desempenha uma variável de vital importância no debate da qualidade de vida das populações urbanas, configurando-se como um dos indicadores mais utilizados em sua avaliação. Dentro das necessidades de saúde estão as variáveis associadas aos serviços de saúde. Considerando que o crescimento urbano não foi acompanhado pela instalação de infra-estrutura adequada dos serviços de saúde, e favorecem a existência de desigualdades manifestadas pela localização destes equipamentos; e que esta condição reflete a precariedade da prestação de muitos serviços públicos no país, com uma grande parcela da população “desassistida” e com ausência destes atendimentos, o presente trabalho apresenta uma avaliação da distribuição espacial dos serviços públicos de saúde na cidade de Birigui (SP). A pesquisa foi desenvolvida segundo a metodologia proposta por Simielli (1981), que adota três níveis de pesquisa por meio cartográfico, utilizando mapas de análise, correlação e síntese; e com a estruturação de um Sistema de Informações Geográficas. A análise sobre o padrão de distribuição espacial dos equipamentos públicos de saúde em Birigui (SP) revelou à existência de um modelo desigual, com uma concentração destes equipamentos na área central da cidade e bairros do entorno, e com uma rarefação nas franjas do perímetro urbano.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y la obra está bajo licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Esta licencia permite a terceros distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, dando el debido crédito a la autoría y a la publicación inicial en esta revista.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.