A universidade, a avaliação e a prática de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2003v12n1p413Resumen
No presente texto, discutiremos inicialmente, a equivocada identificação que ocorre, junto à maioria da população brasileira, entre os termos Universidade e Ensino Superior. Fato esse que dificulta a compreensão das problemáticas relativas à Universidade pública, principalmente àquelas relacionadas à destruição do atual modelo. Em seguida, abordaremos a importância da avaliação institucional interna e externa como elementos que podem nortear o estabelecimento de políticas educacionais mais democráticas, alertando para o fato de que tal processo pode ser usado também para a elitização do ensino. Finalizaremos a reflexão, discutindo o significado do termo prática de ensino, com o intuito de explicitar a idéia de que a Universidade, bem como os processos de avaliação (internos e externos), atualmente, são expressões, não apenas, mas, também, das ações docentes em diferentes frentes de atuação (ensino, pesquisa e extensão). Por conseguinte, o referido termo, deve ser concebido num sentido mais amplo, pois, em geral, é entendido de forma restrita, como se o mesmo se circunscrevesse apenas às práticas docentes no território da sala de aula. Para que isso ocorra, é pressuposto fundamental, a reflexão e debate sobre o conceito e papéis da Universidade. Esses, são elementos primordiais, obviamente não os únicos, para que se possam estabelecer políticas de melhoria de qualidade da atuação da Universidade pública, a fim de defendê-la das atuais políticas neoliberais que atuam visando torná-la ainda mais elitista.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y la obra está bajo licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Esta licencia permite a terceros distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, dando el debido crédito a la autoría y a la publicación inicial en esta revista.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.