A universidade, a avaliação e a prática de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2003v12n1p413Abstract
No presente texto, discutiremos inicialmente, a equivocada identificação que ocorre, junto à maioria da população brasileira, entre os termos Universidade e Ensino Superior. Fato esse que dificulta a compreensão das problemáticas relativas à Universidade pública, principalmente àquelas relacionadas à destruição do atual modelo. Em seguida, abordaremos a importância da avaliação institucional interna e externa como elementos que podem nortear o estabelecimento de políticas educacionais mais democráticas, alertando para o fato de que tal processo pode ser usado também para a elitização do ensino. Finalizaremos a reflexão, discutindo o significado do termo prática de ensino, com o intuito de explicitar a idéia de que a Universidade, bem como os processos de avaliação (internos e externos), atualmente, são expressões, não apenas, mas, também, das ações docentes em diferentes frentes de atuação (ensino, pesquisa e extensão). Por conseguinte, o referido termo, deve ser concebido num sentido mais amplo, pois, em geral, é entendido de forma restrita, como se o mesmo se circunscrevesse apenas às práticas docentes no território da sala de aula. Para que isso ocorra, é pressuposto fundamental, a reflexão e debate sobre o conceito e papéis da Universidade. Esses, são elementos primordiais, obviamente não os únicos, para que se possam estabelecer políticas de melhoria de qualidade da atuação da Universidade pública, a fim de defendê-la das atuais políticas neoliberais que atuam visando torná-la ainda mais elitista.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright simultaneously licensing the work under the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license. This license allows third parties to distribute, remix, adapt, and develop the material in any medium or format for non-commercial purposes, giving due credit for authorship and initial publication in this journal.
The journal reserves the right to make normative, orthographic, and grammatical changes to the originals in order to maintain the standardized language and the credibility of the vehicle while still respecting the authors' writing style. Conceptual suggestions, changes, or corrections will be communicated to the authors when necessary.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license.