O fenômeno de expansão das instituições de ensino superior e o território brasileiro

Autores/as

  • Francisco das Chagas do Nascimento Júnior Nascimento Júnior

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2006v15n1p145

Palabras clave:

Dinâmica Territorial, Instituições de Ensino Superior, Desigualdades Regionais, Saberes Locais, Geografia da Educação Superior

Resumen

Analisa-se a recente dinâmica de expansão de Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil, considerando, como fator de explicação deste fenômeno, os condicionantes socioespaciais que caracterizam o território brasileiro no período atual. Parte-se do pressuposto de que a constituição do meio técnico-científico-informacional, dado territorialmente de maneira desigual, cria demandas educacionais e condiciona a expansão da educação superior no país. Para a avaliação deste fenômeno tomam-se como variáveis a evolução das IES, dos cursos de graduação e pós-graduação, por estado, bem como o pessoal formado nestes níveis de ensino no período que se estende entre 1991 e 2002. Concomitantemente, busca-se identificar as lógicas e estratégias dos agentes que promovem a oferta do ensino superior no país (o setor público e a iniciativa privada). Estabelecem-se os nexos entre a instalação das IES e a moderna estrutura produtiva existente no território brasileiro destacando-se a presença daquelas instituições como um recurso local. Por fim, a difusão territorial dos cursos de ensino superior no país permite a construção de uma tipologia espacial que encontra seus fundamentos no novo paradigma produtivo e na nova divisão territorial do trabalho – exigentes de racionalidade técnica, instituídos no Brasil.

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Biografía del autor/a

Francisco das Chagas do Nascimento Júnior Nascimento Júnior

Geógrafo. Aluno do curso de mestrado do Programa de Pós Graduação em Geografia (área de concentração em Organização do Espaço) da UNESP – campus de Rio Claro. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Territoriais (NET). Bolsista CNPq

Publicado

2010-10-11

Cómo citar

Nascimento Júnior, F. das C. do N. J. (2010). O fenômeno de expansão das instituições de ensino superior e o território brasileiro. GEOGRAFIA (Londrina), 15(1), 145–171. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2006v15n1p145

Número

Sección

Artículos