O fenômeno de expansão das instituições de ensino superior e o território brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2006v15n1p145Keywords:
Dinâmica Territorial, Instituições de Ensino Superior, Desigualdades Regionais, Saberes Locais, Geografia da Educação SuperiorAbstract
Analisa-se a recente dinâmica de expansão de Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil, considerando, como fator de explicação deste fenômeno, os condicionantes socioespaciais que caracterizam o território brasileiro no período atual. Parte-se do pressuposto de que a constituição do meio técnico-científico-informacional, dado territorialmente de maneira desigual, cria demandas educacionais e condiciona a expansão da educação superior no país. Para a avaliação deste fenômeno tomam-se como variáveis a evolução das IES, dos cursos de graduação e pós-graduação, por estado, bem como o pessoal formado nestes níveis de ensino no período que se estende entre 1991 e 2002. Concomitantemente, busca-se identificar as lógicas e estratégias dos agentes que promovem a oferta do ensino superior no país (o setor público e a iniciativa privada). Estabelecem-se os nexos entre a instalação das IES e a moderna estrutura produtiva existente no território brasileiro destacando-se a presença daquelas instituições como um recurso local. Por fim, a difusão territorial dos cursos de ensino superior no país permite a construção de uma tipologia espacial que encontra seus fundamentos no novo paradigma produtivo e na nova divisão territorial do trabalho – exigentes de racionalidade técnica, instituídos no Brasil.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright simultaneously licensing the work under the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license. This license allows third parties to distribute, remix, adapt, and develop the material in any medium or format for non-commercial purposes, giving due credit for authorship and initial publication in this journal.
The journal reserves the right to make normative, orthographic, and grammatical changes to the originals in order to maintain the standardized language and the credibility of the vehicle while still respecting the authors' writing style. Conceptual suggestions, changes, or corrections will be communicated to the authors when necessary.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license.