Desafíos de la enseñanza de la geografia ante la Reforma de la Escuela Secundaria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n1p325

Resumen

La educación brasileña ha sufrido cambios significativos en los últimos años debido a la implementación de políticas neoliberales que debilitan y vulneran la estructura educacional, dificultando la formación de sujetos emancipados que puedan reflexionar acerca del mundo de manera crítica y problematizadora. El objetivo de esta investigación es identificar los retos de la docencia en la asignatura de Geografía en el contexto de la Reforma de la Enseñanza Media y las implicaciones en la enseñanza de Geografía en la formación crítica de los estudiantes. La metodología utilizada consiste de estudio bibliográfico sobre el tema y análisis de las legislaciones sobre la educación nacional y, finalmente, la aplicación de un cuestionario semiestructurado con seis preguntas abiertas dirigidas a docentes de Geografía que imparten clases en la Enseñanza Media. Concluimos que la Reforma de la Enseñanza Media conlleva a la desvalorización de la asignatura de Geografía y de las Ciencias Humanas en general, debilitando y estandarizando los contenidos y reduciendo la ofertas de clases de dicha asignatura, lo que afecta directamente a la formación crítica de los estudiantes y reduce la oferta profesional en el mercado laboral, lo que, probablemente, provocará la baja demanda por el curso de licenciatura. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Taynara Marcondes de Liz , Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCT

Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCT. Geógrafa do Instituto Água e Terra – IAT. 

Margarida Cassia Campos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada do curso de Geografia na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Citas

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_/.../. Acesso em: 10 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v10i20.49964

BRASIL. Medida Provisória n° 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei n°9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n 11.494 de 20 de junho de 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras previdências. Brasília: Presidente da República, 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/mpv/mpv746.htm. Acesso em: 21 ago. 2023.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 13.415/2017, de 13 de fevereiro de 2017, Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm. Acesso em: 9 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB, completando o conjunto constituído pela BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com base na Resolução CNE/CP nº 2/2017, fundamentada no Parecer CNE/CP nº 15/2017. Brasília-DF, 2018. Disponível em: portal.nec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104104-rcp004-18/filr. Acesso em: 20 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 399 de 8 de março de 2023. Institui a consulta pública para a avaliação e reestruturação da política nacional de Ensino Médio, 2023. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-399-2023-03-08.pdf. Acesso em: 21 ago. 2023.

BREDARIOL, Márcio Adriano. A Reforma do Ensino Médio e Suas Consequências Para o Ensino de Geografia: A Proposta de Base Nacional Comum do Centro Paula Souza (São Paulo). In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 14., Campinas, 2019. Anais... Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2019. p. 4133-4146.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Projeto do governo federal redefine diretrizes do ensino médio no país. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/1012689-projeto-do-governo-federal-redefine-diretrizes-do-ensino-medio-no-pais/. Acesso em 27 novembro de 2023.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. [Goiânia]: Alternativa, 2002.

CNTE - CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO. Análise da Medida Provisória nº 746, que trata da reforma do Ensino Médio. 2016. Disponível em:https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2016/09/ensino_medio_analise_cnte.pdf. Acesso em: 27 maio 2023.

CRUZ, Maria Simone Ribeiro Silva; SILVA, Gilmar Pereira da. Os impactos da nova reforma do ensino médio para a educação média brasileira. In: VI Seminário Norte e VII Encontro Estadual do Pará da ANPAE, 2018, Anais... Belém. ANPAE, 2018. p.1-6.

ESPÍRITO SANTO FILHO, Edson do; LOPES, Vânia Pereira Moraes; IORA, Jacob Alfredo. Os reformadores empresariais da educação e o Ensino Médio no Brasil: interesses e projetos em disputa. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 11, n. 2, p. 159-170, 2019. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.33157

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

LINO, Lucília Augusta. As ameaças da Reforma: desqualificação e exclusão. Retratos da Escola, Brasília, v.11, n.20, p-75-90, jan./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.756

LOMBARDI, José Claudinei; LIMA, Marcos R. Golpes de Estado e educação no Brasil: a perpetuação da farsa. LOMBARDI, José Claudinei; LIMA, Marcos R. (Org.). O golpe de 2016 e a educação no Brasil. Uberlândia, Minas Gerais: Navegando Publicações, 2018. p. 47-62. DOI: https://doi.org/10.29388/978-85-53111-28-2-0-f.47-62

MOVIMENTO NACIONAL EM DEFESA DO ENSINO MÉDIO. Manifesto do Movimento Nacional sobre a Medida Provisória: não ao esfacelamento do Ensino Médio. 2016. Disponível em: http://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/ uploads/2014/ 05/Manifesto-Movimento-sobre-a-MP-do-Ensino-M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 3 mar. 2023.

PARANÁ. Governo do Estado. Secretaria do Estado da Educação e do Esporte. Diretoria de Educação. Instrução Normativa n 011/2020. Dispõe sobre Matriz Curricular do Ensino Médio na rede pública estadual de ensino do Paraná. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-01/instrucaonormativa_112020_curriculoem.pdf. Acesso em: 25 nov. 2023.

PARANÁ. Governo do Estado. Secretaria do Estado da Educação e do Esporte. Plano de Ação e Acompanhamento dos Itinerários Formativos, Curitiba, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio/pdfs/PAIFPR.pdf. Acesso em: 21 jul. 2023.

SANTOS, Alan F. dos. Pesquisa Qualitativa no ensino de Geografia: discutindo qualidade. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 5, p. 60-67, 2014.

SANTOS, Leovan A. dos; VALLERIUS, Daniel M.; MOTA, Hugo Gabriel da S. Reforma do Ensino Médio e o ensino de Geografia: estreitamento curricular e resistências na atuação docente. Educação e Resistência. In: ENALIC – ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS,7., SEMINÁRIO DO PIBID, 1., e SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 4., 2018, Fortaleza. Anais ... Fortaleza: Realize, 2018. p.1-9.

SENADO FEDERAL. Ensino Médio: ministro entrega à CE resultado de consulta pública. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/08/08/ensino-medio-ministro-entrega-a-ce-resultado-de-consulta-publica. Acesso em: 27 nov. 2023.

SILVA, Maciel Pereira. A Geografia Escolar no contexto da Reforma do Ensino Médio: uma análise para além do lugar. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 10, n. 20, p. 1-10, 2018. DOI: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v10i20.687

SIMÕES, William. O lugar das ciências humanas na reforma do Ensino Médio. Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 20, p. 45-59, 2017. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.752

Publicado

2023-12-12

Cómo citar

Liz , T. M. de, & Campos, M. C. (2023). Desafíos de la enseñanza de la geografia ante la Reforma de la Escuela Secundaria . Geografia (Londrina), 33(1), 325–345. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n1p325

Número

Sección

Artículos