Challenges of teaching in geography before the High School Reform

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n1p325

Abstract

Brazilian education has undergone significant changes in recent years, due to the implementation of neoliberal policies that weaken and undermine the educational structure, making it difficult to foster emancipated individuals capable of reflecting critically and problematically about the world. The objective of this research is to identify the challenges of teaching Geography within the context of the High School Education Reform and its implications for Geography education and the critical formation of students. The methodology employed involves a bibliographical survey on the topic, analysis of legislations related to national education, and finally, the administration of a semi-structured questionnaire with six open-ended questions directed at Geography teachers who teach in high schools. We conclude that the High School Education Reform leads to the devaluation of the Geography discipline and the Humanities as a whole, weakening and standardizing the content and reducing the availability of Geography classes. This directly affects the critical formation of students and reduces job opportunities in the market for the profession, likely leading to decreased interest in pursuing a teaching degree.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Taynara Marcondes de Liz , Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCT

Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCT. Geógrafa do Instituto Água e Terra – IAT. 

Margarida Cassia Campos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada do curso de Geografia na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

References

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_/.../. Acesso em: 10 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v10i20.49964

BRASIL. Medida Provisória n° 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei n°9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n 11.494 de 20 de junho de 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras previdências. Brasília: Presidente da República, 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/mpv/mpv746.htm. Acesso em: 21 ago. 2023.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 13.415/2017, de 13 de fevereiro de 2017, Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm. Acesso em: 9 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB, completando o conjunto constituído pela BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com base na Resolução CNE/CP nº 2/2017, fundamentada no Parecer CNE/CP nº 15/2017. Brasília-DF, 2018. Disponível em: portal.nec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104104-rcp004-18/filr. Acesso em: 20 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 399 de 8 de março de 2023. Institui a consulta pública para a avaliação e reestruturação da política nacional de Ensino Médio, 2023. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-399-2023-03-08.pdf. Acesso em: 21 ago. 2023.

BREDARIOL, Márcio Adriano. A Reforma do Ensino Médio e Suas Consequências Para o Ensino de Geografia: A Proposta de Base Nacional Comum do Centro Paula Souza (São Paulo). In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 14., Campinas, 2019. Anais... Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2019. p. 4133-4146.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Projeto do governo federal redefine diretrizes do ensino médio no país. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/1012689-projeto-do-governo-federal-redefine-diretrizes-do-ensino-medio-no-pais/. Acesso em 27 novembro de 2023.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. [Goiânia]: Alternativa, 2002.

CNTE - CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO. Análise da Medida Provisória nº 746, que trata da reforma do Ensino Médio. 2016. Disponível em:https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2016/09/ensino_medio_analise_cnte.pdf. Acesso em: 27 maio 2023.

CRUZ, Maria Simone Ribeiro Silva; SILVA, Gilmar Pereira da. Os impactos da nova reforma do ensino médio para a educação média brasileira. In: VI Seminário Norte e VII Encontro Estadual do Pará da ANPAE, 2018, Anais... Belém. ANPAE, 2018. p.1-6.

ESPÍRITO SANTO FILHO, Edson do; LOPES, Vânia Pereira Moraes; IORA, Jacob Alfredo. Os reformadores empresariais da educação e o Ensino Médio no Brasil: interesses e projetos em disputa. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 11, n. 2, p. 159-170, 2019. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v11i2.33157

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

LINO, Lucília Augusta. As ameaças da Reforma: desqualificação e exclusão. Retratos da Escola, Brasília, v.11, n.20, p-75-90, jan./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.756

LOMBARDI, José Claudinei; LIMA, Marcos R. Golpes de Estado e educação no Brasil: a perpetuação da farsa. LOMBARDI, José Claudinei; LIMA, Marcos R. (Org.). O golpe de 2016 e a educação no Brasil. Uberlândia, Minas Gerais: Navegando Publicações, 2018. p. 47-62. DOI: https://doi.org/10.29388/978-85-53111-28-2-0-f.47-62

MOVIMENTO NACIONAL EM DEFESA DO ENSINO MÉDIO. Manifesto do Movimento Nacional sobre a Medida Provisória: não ao esfacelamento do Ensino Médio. 2016. Disponível em: http://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/ uploads/2014/ 05/Manifesto-Movimento-sobre-a-MP-do-Ensino-M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 3 mar. 2023.

PARANÁ. Governo do Estado. Secretaria do Estado da Educação e do Esporte. Diretoria de Educação. Instrução Normativa n 011/2020. Dispõe sobre Matriz Curricular do Ensino Médio na rede pública estadual de ensino do Paraná. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-01/instrucaonormativa_112020_curriculoem.pdf. Acesso em: 25 nov. 2023.

PARANÁ. Governo do Estado. Secretaria do Estado da Educação e do Esporte. Plano de Ação e Acompanhamento dos Itinerários Formativos, Curitiba, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio/pdfs/PAIFPR.pdf. Acesso em: 21 jul. 2023.

SANTOS, Alan F. dos. Pesquisa Qualitativa no ensino de Geografia: discutindo qualidade. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 5, p. 60-67, 2014.

SANTOS, Leovan A. dos; VALLERIUS, Daniel M.; MOTA, Hugo Gabriel da S. Reforma do Ensino Médio e o ensino de Geografia: estreitamento curricular e resistências na atuação docente. Educação e Resistência. In: ENALIC – ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS,7., SEMINÁRIO DO PIBID, 1., e SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 4., 2018, Fortaleza. Anais ... Fortaleza: Realize, 2018. p.1-9.

SENADO FEDERAL. Ensino Médio: ministro entrega à CE resultado de consulta pública. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/08/08/ensino-medio-ministro-entrega-a-ce-resultado-de-consulta-publica. Acesso em: 27 nov. 2023.

SILVA, Maciel Pereira. A Geografia Escolar no contexto da Reforma do Ensino Médio: uma análise para além do lugar. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 10, n. 20, p. 1-10, 2018. DOI: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v10i20.687

SIMÕES, William. O lugar das ciências humanas na reforma do Ensino Médio. Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 20, p. 45-59, 2017. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.752

Published

2023-12-12

How to Cite

Liz , T. M. de, & Campos, M. C. (2023). Challenges of teaching in geography before the High School Reform . GEOGRAFIA (Londrina), 33(1), 325–345. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n1p325

Issue

Section

Articles