Ensino de Geografia: origens e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2000v9n2p137Palabras clave:
Geografia, Ensino, Educação.Resumen
O presente artigo pretende refletir sobre a atual situação do ensino de Geografia bem como sobre suas origens e perspectivas. Para tanto partimos, inicialmente, de algumas considerações acerca do ensino bem como sobre sua relação com a educação e a instrução. Em seguida, refletimos sobre a institucionalização da ciência geográfica, sua relação com o ensino nas escolas elementares (no final do século XIX) e de ensino superior (no início do século XX). Posteriormente, após algumas colocações sobre as origens do ensino de Geografia no Brasil, discutimos sobre a atual situação desse ensino no país procurando relacioná-lo com as tendências educacionais nas quais ela foi inserida. Finalmente, num terceiro momento, abordamos algumas perspectivas, fundamentadas em bibliografias sobre essa temática, a respeito desse ensino e sobre suas contribuições à sociedade. Essas contribuições, por sua vez, podem servir tanto para "fazer a guerra" como para modificar a estrutura social na qual estamos inseridos dependendo da prática pedagógica docente e de seu compromisso político-pedagógico.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y la obra está bajo licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Esta licencia permite a terceros distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, dando el debido crédito a la autoría y a la publicación inicial en esta revista.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.