Gestão integrada dos recursos hídricos e a problemática das inundações urbanas

Autores

  • Filipe da Silva Peixoto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • João Paulo Bezerra Rodrigues Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Paulo Igor de Melo Albuquerque Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n1p187

Palavras-chave:

Conservação dos recursos naturais, Uso e ocupação do solo, Riscos, Vulnerabilidade socioambiental, Medidas de controle de inundações.

Resumo

As inundações e enchentes urbanas têm sido um dos principais problemas em muitas cidades. O presente ensaio busca delimitar esse fenômeno através das abordagens metodológicas mais utilizadas: perigo (hazards), susceptibilidade e vulnerabilidade socioambiental, além de indicar medidas de controle, possíveis caminhos e desafios para soluções propostas pela evolução e desenvolvimento da Gestão Integrada dos Recursos Hídricos - GIRH. Concepções integradas das inundações e enchentes urbanas vêm apontando para a necessidade de gestão dos riscos e identificação das vulnerabilidades socioambientais para a minimização das perdas de vidas e materiais. A GIRH possui potencial de fundamentar meios eficazes de equacionamento dos problemas das inundações e enchentes urbanas, tendo capacidade axial de integração entre políticas de recursos hídricos e uso do solo. No nível institucional, no caso brasileiro, o principal desafio é articular os interesses do município nas políticas de uso e ocupação do solo aos planos estaduais ou nacional dos recursos hídricos. Para superar esse desafio são necessários estudos na perspectiva holística do problema, de modo a subsidiar e justificar perante às autoridades a necessidade de políticas de uso e ocupação do solo vinculadas à gestão hídrica gerando maior participação dos municípios nos processos de efetivação da GIRH.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Filipe da Silva Peixoto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorando em Geologia na UFC. Professor do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

João Paulo Bezerra Rodrigues, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Analista ambiental na empresa PROGEL - Gestão de recursos naturais.

Paulo Igor de Melo Albuquerque, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Downloads

Publicado

2019-02-05

Como Citar

Peixoto, F. da S., Rodrigues, J. P. B., & Albuquerque, P. I. de M. (2019). Gestão integrada dos recursos hídricos e a problemática das inundações urbanas. GEOGRAFIA (Londrina), 28(1), 187–206. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n1p187

Edição

Seção

Artigos