O Atlas Geográfico Municipal como Recurso Didático no Ensino de Geografia: elaboração e perspectivas formativas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p241Palavras-chave:
Atlas geográfico escolar, Geografia, Ensino Fundamental, Recursos didáticos, Escola.Resumo
O artigo apresenta um estudo sobre a elaboração e o uso do atlas geográfico escolar municipal, segundo a concepção docente, no processo de ensino e aprendizagem da Geografia no Ensino Fundamental. Expõe resultados de uma pesquisa meta-analítica que explicitou diferentes processos e resultados de projetos que elaboraram atlas municipais de diferentes municípios brasileiros. A realidade desses projetos foi relacionada com a de um município que não dispõe desse recurso na rede de ensino, como é o caso de Canguçu-RS, apontando diferentes formas e possibilidades do público escolar (professores e alunos) usar o atlas municipal como ferramenta pedagógica do estudo do local. Para isso, analisaram-se cinco diferentes concepções de atlas municipais e foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas com professoras do Ensino Fundamental no município de Canguçu-RS. Nas conclusões, salienta-se a relevância desse recurso nas aulas de Geografia, sobretudo pela base local do conteúdo, familiar aos alunos, além de destacar a pertinência dos processos de elaboração e das abordagens didáticas que permeiam os cinco exemplos analisados. O artigo destaca que seria importante a elaboração participativa do atlas municipal como perspectiva de formação continuada para professores e professoras, além de representar uma qualificada alternativa didática para o ensino de Geografia no município.Downloads
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