O EMPREGO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA NO ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS DE SAÚDE NA CIDADE DE BIRIGUI (SP)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n3p155Palavras-chave:
Geografia, Saúde Pública,Resumo
A saúde é fundamental para o desenvolvimento humano e desempenha uma variável de vital importância no debate da qualidade de vida das populações urbanas, configurando-se como um dos indicadores mais utilizados em sua avaliação. Dentro das necessidades de saúde estão as variáveis associadas aos serviços de saúde. Considerando que o crescimento urbano não foi acompanhado pela instalação de infra-estrutura adequada dos serviços de saúde, e favorecem a existência de desigualdades manifestadas pela localização destes equipamentos; e que esta condição reflete a precariedade da prestação de muitos serviços públicos no país, com uma grande parcela da população "desassistida" e com ausência destes atendimentos, o presente trabalho apresenta uma avaliação da distribuição espacial dos serviços públicos de saúde na cidade de Birigui (SP). A pesquisa foi desenvolvida segundo a metodologia proposta por Simielli (1981), que adota três níveis de pesquisa por meio cartográfico, utilizando mapas de análise, correlação e síntese; e com a estruturação de um Sistema de Informações Geográficas. A análise sobre o padrão de distribuição espacial dos equipamentos públicos de saúde em Birigui (SP) revelou à existência de um modelo desigual, com uma concentração destes equipamentos na área central da cidade e bairros do entorno, e com uma rarefação nas franjas do perímetro urbano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 GEOGRAFIA (Londrina)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.

Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.











