Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia

Autores

  • Mariza Cleonice Pissinati
  • Rosely Sampaio Archela Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2007v16n1p169

Palavras-chave:

Alfabetização Cartográfica, Mapa, Localização

Resumo

Entendermos o mapa para podermos nos localizar no espaço não é uma tarefa fácil, visto que nós somos habituados à visão da realidade tridimensional, composta por altura, largura e comprimento, e o mapa, por sua vez, sendo um produto bidimensional, tem o elemento altura suprimido. A alfabetização cartográfica entra em cena para nos habilitar a fazer as conexões entre a teoria e a prática apresentadas pelos mapas. Portanto, para que o aluno possa compreender o mapa, o professor deve ter bem assimilados os fundamentos nos quais estão calcadas as primeiras noções relacionadas à Cartografia. O presente artigo tem o objetivo de dar esse suporte ao professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosely Sampaio Archela, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo, Brasil(2000). Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina , Brasil. Experiência nas áreas de Geografia com ênfase em Cartografia.

Downloads

Publicado

2010-10-01

Como Citar

Pissinati, M. C., & Archela, R. S. (2010). Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia. GEOGRAFIA (Londrina), 16(1), 169–195. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2007v16n1p169

Edição

Seção

Artigos