Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia

Autores/as

  • Mariza Cleonice Pissinati
  • Rosely Sampaio Archela Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2007v16n1p169

Palabras clave:

Alfabetização Cartográfica, Mapa, Localização

Resumen

Entendermos o mapa para podermos nos localizar no espaço não é uma tarefa fácil, visto que nós somos habituados à visão da realidade tridimensional, composta por altura, largura e comprimento, e o mapa, por sua vez, sendo um produto bidimensional, tem o elemento altura suprimido. A alfabetização cartográfica entra em cena para nos habilitar a fazer as conexões entre a teoria e a prática apresentadas pelos mapas. Portanto, para que o aluno possa compreender o mapa, o professor deve ter bem assimilados os fundamentos nos quais estão calcadas as primeiras noções relacionadas à Cartografia. O presente artigo tem o objetivo de dar esse suporte ao professor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosely Sampaio Archela, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo, Brasil(2000). Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina , Brasil. Experiência nas áreas de Geografia com ênfase em Cartografia.

Publicado

2010-10-01

Cómo citar

Pissinati, M. C., & Archela, R. S. (2010). Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia. Geografia (Londrina), 16(1), 169–195. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2007v16n1p169

Número

Sección

Artículos