Desafios da Docência em Geografia ante a Reforma do Ensino Médio

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DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n1p325

Resumo

A educação brasileira vem sofrendo mudanças significativas nos últimos anos, possivelmente atreladas à implementação de políticas neoliberais que enfraquecem e fragilizam a educação nacional, dificultando a formação de sujeitos(as) emancipados(as) que possam refletir sobre o mundo de maneira crítica e problematizadora. O objetivo desta pesquisa é identificar os desafios da docência na disciplina de Geografia no contexto da reforma do Ensino Médio e as implicações na formação crítica dos(as) estudantes. A metodologia utilizada contemplou o levantamento bibliográfico acerca do tema e a análise de legislações voltadas para a educação nacional e, por fim, a aplicação de um questionário semiestruturado com seis perguntas abertas direcionadas a 10 docentes de Geografia que ministram aulas no Ensino Médio. Concluímos que a reforma do Ensino Médio acarreta a desvalorização da disciplina de Geografia e das Ciências Humanas como um todo, fragilizando e padronizando os conteúdos e reduzindo a oferta das aulas dessa disciplina, o que afeta diretamente a formação crítica dos(as) estudantes e diminui a oferta de vagas da profissão no mercado de trabalho, o que, provavelmente, acarretará a baixa procura pelo curso de licenciatura em Geografia.

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Biografia do Autor

Taynara Marcondes de Liz, Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCT

Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCT. Geógrafa do Instituto Água e Terra – IAT. 

Margarida Cassia Campos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada do curso de Geografia na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

Liz , T. M. de, & Campos, M. C. (2023). Desafios da Docência em Geografia ante a Reforma do Ensino Médio. GEOGRAFIA (Londrina), 33(1), 325–345. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n1p325

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