Entre Artigos e Monografias: perspectivas político-ideológicas dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2023v32n2p199Palavras-chave:
Produção científica; Geografia; Trabalho de conclusão de curso; Político-ideológica; Debate paradigmático.Resumo
O interesse nas análises das produções científicas revelam tendências, perspectivas e caminhos do desenvolvimento científico e da sociedade, com destaque às posturas político-ideológicas. Dessa maneira, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou a análise dos trabalhos de conclusão de curso dos egressos do curso de Licenciatura em Geografia da UFTM, apresentados no período de 2013 a 2019, com base no debate paradigmático. Fundamentado nos pressupostos do materialismo histórico-dialético e da pesquisa qualitativa, foram adotados procedimentos metodológicos que abarcaram a revisão bibliográfica, o levantamento e análise de 18 trabalhos de conclusão de curso e a elaboração de fichas de análise. Constatamos que os temas mais frequentes foram aqueles ligados aos estudos dos espaços urbano e agrário, além daqueles que utilizaram as técnicas cartográficas e de geoprocessamento em suas análises. A fundamentação conceitual foi operacionalizada, em sua maioria, fora das tradicionais categorias de análise geográfica. Por outro lado, observamos a predominância da abordagem calcada na Geografia Crítica. Ademais, identificamos que a maioria dos trabalhos adotaram uma postura político-ideológica que defenderam a Geografia como ferramenta de combate às desigualdades, edificada na produção do conhecimento alinhado aos anseios da sociedade e da classe trabalhadora.
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