O Atlas Geográfico Municipal como Recurso Didático no Ensino de Geografia: elaboração e perspectivas formativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p241

Palavras-chave:

Atlas geográfico escolar, Geografia, Ensino Fundamental, Recursos didáticos, Escola.

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre a elaboração e o uso do atlas geográfico escolar municipal, segundo a concepção docente, no processo de ensino e aprendizagem da Geografia no Ensino Fundamental. Expõe resultados de uma pesquisa meta-analítica que explicitou diferentes processos e resultados de projetos que elaboraram atlas municipais de diferentes municípios brasileiros. A realidade desses projetos foi relacionada com a de um município que não dispõe desse recurso na rede de ensino, como é o caso de Canguçu-RS, apontando diferentes formas e possibilidades do público escolar (professores e alunos) usar o atlas municipal como ferramenta pedagógica do estudo do local. Para isso, analisaram-se cinco diferentes concepções de atlas municipais e foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas com professoras do Ensino Fundamental no município de Canguçu-RS. Nas conclusões, salienta-se a relevância desse recurso nas aulas de Geografia, sobretudo pela base local do conteúdo, familiar aos alunos, além de destacar a pertinência dos processos de elaboração e das abordagens didáticas que permeiam os cinco exemplos analisados. O artigo destaca que seria importante a elaboração participativa do atlas municipal como perspectiva de formação continuada para professores e professoras, além de representar uma qualificada alternativa didática para o ensino de Geografia no município.

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Biografia do Autor

Karen Laiz Romig, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Geografia, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.

Sandro de Castro Pitano, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação, professor do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas - UFPel.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Romig, K. L., & Pitano, S. de C. (2020). O Atlas Geográfico Municipal como Recurso Didático no Ensino de Geografia: elaboração e perspectivas formativas. Geografia (Londrina), 29(2), 241–260. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p241

Edição

Seção

Artigos