A Internet como Instrumento de Pesquisa e de Aprendizagem: uma Análise a partir do Ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p267Palavras-chave:
Geografia, Internet, Aprendizagem.Resumo
Este artigo está pautado num estudo voltado ao ensino de Geografia e o uso da internet como fonte de informação e de pesquisa, tendo em vista sua acessibilidade enquanto interface tecnológica importante para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que permita a sua utilização não apenas como mera atratividade, mas, sobretudo, como veículo de comunicação que expressa em tempo real uma diversidade de imagens e informações que podem subsidiar o planejamento e motivar docentes e discentes, gerando mais qualidade no processo de ensino aprendizagem. Ademais, enquanto recurso didático tecnológico, a internet oferece um diversificado fluxo de trabalhos acadêmicos em formato digital, possibilitando a leitura e a reflexão, bem como ainda servindo como suporte teórico para estudos propostos pela disciplina. Sob esse viés de análise, esse artigo foi estruturado a partir de uma pesquisa de campo realizada na Escola Estadual Professora Ocila Bezerril, no município de Montanhas – RN, onde foram aplicados questionários aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, buscando verificar se a internet tem sido utilizada como instrumento que proporciona aprendizagem no ensino de Geografia, bem como se os docentes têm orientado estudos que contemplem o uso dessa tecnologia em sala de aula. Pela análise dos dados, constatou-se que apesar dos alunos serem a favor da inserção deste recurso no contexto escolar, nem todos os educadores têm como prática lecionar Geografia em consonância com a dinâmica interativa da internet.Downloads
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