A Internet como Instrumento de Pesquisa e de Aprendizagem: uma Análise a partir do Ensino de Geografia

Autores

  • Severino Alves Coutinho Escola Estadual Professora Ocila Bezerril

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p267

Palavras-chave:

Geografia, Internet, Aprendizagem.

Resumo

Este artigo está pautado num estudo voltado ao ensino de Geografia e o uso da internet como fonte de informação e de pesquisa, tendo em vista sua acessibilidade enquanto interface tecnológica importante para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que permita a sua utilização não apenas como mera atratividade, mas, sobretudo, como veículo de comunicação que expressa em tempo real uma diversidade de imagens e informações que podem subsidiar o planejamento e motivar docentes e discentes, gerando mais qualidade no processo de ensino aprendizagem. Ademais, enquanto recurso didático tecnológico, a internet oferece um diversificado fluxo de trabalhos acadêmicos em formato digital, possibilitando a leitura e a reflexão, bem como ainda servindo como suporte teórico para estudos propostos pela disciplina. Sob esse viés de análise, esse artigo foi estruturado a partir de uma pesquisa de campo realizada na Escola Estadual Professora Ocila Bezerril, no município de Montanhas – RN, onde foram aplicados questionários aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, buscando verificar se a internet tem sido utilizada como instrumento que proporciona aprendizagem no ensino de Geografia, bem como se os docentes têm orientado estudos que contemplem o uso dessa tecnologia em sala de aula. Pela análise dos dados, constatou-se que apesar dos alunos serem a favor da inserção deste recurso no contexto escolar, nem todos os educadores têm como prática lecionar Geografia em consonância com a dinâmica interativa da internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Severino Alves Coutinho, Escola Estadual Professora Ocila Bezerril

Possui mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Atualmente é professor da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2020-01-04

Como Citar

Coutinho, S. A. (2020). A Internet como Instrumento de Pesquisa e de Aprendizagem: uma Análise a partir do Ensino de Geografia. GEOGRAFIA (Londrina), 29(1), 267–283. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p267

Edição

Seção

Artigos