O município de Cunha: uma proposta de análise geográfica integrada para o ensino. Os aspectos físicos e o histórico de uso e ocupação do solo

Autores

  • Rosana Silvestre de Lima Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n2p283

Palavras-chave:

Cunha, Vale do Paraíba, Análise integrada, Didática.

Resumo

Este artigo é resultado da atividade de estudo do meio realizada no município de Cunha em 2016, viabilizada pela disciplina FLG5897 – Ensino e aprendizagem da Geografia e as práticas interdisciplinares em ocasião do curso de pós-graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo. Considerando que a análise integrada pode diminuir as distâncias disciplinares entre geografia física e humana, o objetivo deste trabalho é demonstrar essa possibilidade produzindo um intercâmbio das teorias geográficas clássicas como a Tectônica de Placas, a Deriva Continental e a Teoria dos Refúgios com as observações de campo e as informações obtidas no diálogo com a população local e na pesquisa bibliográfica sobre o município. Espera-se com isso favorecer a exploração didática de Cunha para os estudos geográficos integrados.

Biografia do Autor

Rosana Silvestre de Lima, Universidade de São Paulo

Graduada em Geografia. Mestranda em Geografia Física e bolsista CNPQ pelo Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-08-10

Como Citar

Lima, R. S. de. (2018). O município de Cunha: uma proposta de análise geográfica integrada para o ensino. Os aspectos físicos e o histórico de uso e ocupação do solo. GEOGRAFIA (Londrina), 27(2), 283–301. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n2p283

Edição

Seção

Oficinas Pedagógicas