Oficina Pedagógica: uso de Geotecnologias no ensino de Geografia e as transformações na sociedade e reflexos na escola
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n2p137Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Geotecnologia, Recursos didáticos.Resumo
A emergência do meio-técnico-informacional trouxe para a sociedade contemporânea novas possibilidades e necessidade de constante atualização. Nesse contexto, a escola necessita repensar o seu papel e sua organização, para que possa contribuir para a formação de cidadãos participantes da sociedade e para sua transformação. A Geografia enquanto disciplina escolar pode contribuir, através das geotecnologias como ferramentas didáticas, para a inserção tecnológica e para o estudo/análise do espaço. Ressalta-se que o uso dessa ferramenta, como um fim em si mesmo, não contribui para a transformação social, mas é necessário repensar sempre de forma crítico-reflexiva a prática de ensino, para que se possa obter êxito no processo de ensino-aprendizagem. A partir do exposto, o presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência vivida no projeto de extensão “Potencialidades da utilização de geotecnologias como recursos didáticos no ensino-aprendizagem de Geografia”, realizado na Escola Normal Padre Emídio Viana Correia, em Campina Grande – PB, no segundo semestre de 2011, assim, como abordar a necessidade de repensar a prática de ensino e a importância das geotecnologias no ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 GEOGRAFIA (Londrina)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.