Oficina Pedagógica: uso de Geotecnologias no ensino de Geografia e as transformações na sociedade e reflexos na escola

Autores/as

  • Helenize Carlos de Macêdo Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) / Campus I, Campina Grande - PB.
  • Robson de Oliveira Silva Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, Campina Grande, PB.
  • Josandra Araújo Barreto de Melo Professora de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n2p137

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Geotecnologia, Recursos didáticos.

Resumen

A emergência do meio-técnico-informacional trouxe para a sociedade contemporânea novas possibilidades e necessidade de constante atualização. Nesse contexto, a escola necessita repensar o seu papel e sua organização, para que possa contribuir para a formação de cidadãos participantes da sociedade e para sua transformação. A Geografia enquanto disciplina escolar pode contribuir, através das geotecnologias como ferramentas didáticas, para a inserção tecnológica e para o estudo/análise do espaço. Ressalta-se que o uso dessa ferramenta, como um fim em si mesmo, não contribui para a transformação social, mas é necessário repensar sempre de forma crítico-reflexiva a prática de ensino, para que se possa obter êxito no processo de ensino-aprendizagem. A partir do exposto, o presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência vivida no projeto de extensão “Potencialidades da utilização de geotecnologias como recursos didáticos no ensino-aprendizagem de Geografia”, realizado na Escola Normal Padre Emídio Viana Correia, em Campina Grande – PB, no segundo semestre de 2011, assim, como abordar a necessidade de repensar a prática de ensino e a importância das geotecnologias no ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Helenize Carlos de Macêdo, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) / Campus I, Campina Grande - PB.

Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba. Bolsista de Iniciação Científica.

Robson de Oliveira Silva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, Campina Grande, PB.

Graduando em História pela Universidade Estadual da Paraíba.

Josandra Araújo Barreto de Melo, Professora de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba.

Graduada em Geografia (UEPB), Doutora em Recursos Naturais - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Publicado

2013-11-19

Cómo citar

Macêdo, H. C. de, Silva, R. de O., & Melo, J. A. B. de. (2013). Oficina Pedagógica: uso de Geotecnologias no ensino de Geografia e as transformações na sociedade e reflexos na escola. GEOGRAFIA (Londrina), 21(2), 137–149. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n2p137

Número

Sección

Talleres Pedagógicos