Avaliação de sintomas psicofuncionais em bebês: revisão crítica da literatura sobre o uso do Symptom Checklist

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n2p100

Palavras-chave:

Symptom Checklist, sintomas psicofuncionais, bebês, sintomas psicossomáticos do bebê

Resumo

Esse trabalho objetivou apresentar os estudos que utilizaram o Symptom Checklist (SCL) para avaliar sintomas psicofuncionais em bebês. Foram detalhados os países em que os trabalhos foram realizados, o delineamento dos estudos e as principais variáveis associadas. Para tanto, foi realizada uma revisão crítica da literatura, considerando trabalhos que utilizaram o SCL. Identificou-se que a prevalência de sintomas psicofuncionais em bebês ainda é um dado desconhecido tanto no Brasil quanto no exterior, ainda que exista um predomínio de estudos europeus. Embora o SCL possa ser usado em pesquisas com diversos tipos de delineamentos, destacaram-se estudos longitudinais. Os achados também permitiram problematizar as propriedades psicométricas do instrumento. Sugere-se a realização de novos estudos, bem como uma ampliação no uso e na divulgação do SCL, uma vez que o instrumento permite uma avaliação compreensiva e detalhada da saúde e do desenvolvimento infantil.

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Biografia do Autor

Giana Bitencourt Frizzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Pós-doutora em Psicologia (UFRGS). Professora do Instituto de Psicologia (UFRGS) 

Elisa Cardoso Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Psicologia (UFRGS). Psicóloga clínica de orientação psicanalítica (CEAPIA e consultório particular) 

Fernanda Schettini Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Especialista em Infância e Família pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tagma Marina Schneider Donelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutorado em Psicologia pela UFRGS. Professora da UNISINOS.

Daniela Centenaro Levandowski, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Doutorado em Psicologia pela UFRGS e Pós-Doutorado em Psicologia pela PUCRS. Professora da UFCSPA

Angela Helena Marin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutorado em Psicologia pela UFRGS. Professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). 

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Publicado

2018-09-18

Como Citar

Frizzo, G. B., Azevedo, E. C., Rosa, F. S., Donelli, T. M. S., Levandowski, D. C., & Marin, A. H. (2018). Avaliação de sintomas psicofuncionais em bebês: revisão crítica da literatura sobre o uso do Symptom Checklist. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 9(2), 100–117. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n2p100

Edição

Seção

Artigos Originais