Relationshio between interests, intentions and criteria for career choice

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n1p2

Keywords:

Professional counseling, Psychological assessment, Professional interests

Abstract

A adolescência é um período de busca pela identidade profissional, que requer consideração de interesses e critérios relevantes de escolha. Este estudo teve como objetivo examinar a relação entre as intenções de escolha, os interesses profissionais e o critério de escolha profissional. Participaram deste estudo 203 alunos de escolas públicas e privadas, da sexta série do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, com idades entre 12 e 32 anos. As profissões mencionadas pelos participantes foram categorizadas de acordo com as dimensões do PAE, verificando correlação entre essas categorias e dimensões. A correlação entre interesses e critérios mostrou relações baixas a moderadas entre algumas dimensões do PAE e a capacidade de obter reconhecimento social por meio de seu trabalho e levar em consideração os pontos de vista familiares para a escolha de uma profissão.

Author Biographies

Ana Paula Porto Noronha, Universidade São Francisco

PhD in Psychology, Science and Profession by the Pontificia Universidade Católica de Campinas. Professor of the Stricto Sensu Graduate Program in Psychology at Universidade São Francisco.

Rodolfo Augusto Matteo Ambiel, Universidade São Francisco

Psychologist, Master in Psychology and Professor of Undergraduate Psychology at Universidade São Francisco. Member of the Research and Test Production Department of Editora Casa do Psicólogo.

Vanessa Frigatto, Universidade São Francisco

Psychologist graduated from Universidade São Francisco.

Caio Cesar Rodrigues Toledo, Universidade São Francisco

Graduating in Psychology at Universidade São Francisco.

References

Andrade, J. M., Meire, G. R. J. M., & Vasconcelos, Z. B. (2002). O processo de orientação vocacional frente ao século XXI: perspectivas e desafios. Psicologia Ciência e Profissão, 22(3), 24-30.

Bastos, J. C. (2005). Efetivação de Escolhas Profissionais de Jovens Oriundos do Ensino Público: Um Olhar sobre suas Trajetórias. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 6(2), 31 – 43.

Bimrose, J. (2004) Psychodynamic theories. Recuperado em 15/03/2008 do http://www.guidanceresearch.org/EG/impprac/ImpP2/traditional/psychodyn amic

Bohoslavsky, R. (1987). Orientação Vocacional: estratégia clínica. São Paulo: Martins Fontes.

Cupani, M., & Pérez, E. R. (2006). Metas de eléccion de carrera: contribución de de los interesses vocacionales, la autoeficacia y los rasgos de personalidad. Interdisciplinaria, 23(1), 81-100.

Guichard, J., & Huteau, M. (2002). Psicologia da Orientação. Lisboa: Grafitimbre.

Holland, J. B. (1997). Making Vocational Choice: a theory of vocational personalities

Lassance, M. C. P. (1997). A orientação profissional e a globalização da economia. Revista da ABOP, 1(1), 71-80.

Leitão, L. M., & Miguel, J. P. (2004). Avaliação dos interesses. In L. M. Leitão (Org.), Avaliação psicológica em orientação escolar e profissional (pp. 179- 262). Coimbra: Quarteto.

Lent, R., Brown, S. D. & Haccket, G. (1994). Toward a unifying social cognitive theory of carrer and academyc interest. Choice and performance. Journal of Vocational Behavior. 45(1), 79-112.

Lent, R., Hackett, G., & Brown, S. D. (2004). Una perspectiva Social Cognitiva de La transición entre la escuela y el trabajo. Evaluar, 4, 1-22.

Levenfus, R.S. (1997) Término da adolescência e consolidação da identidade profissional; Psicodinâmica da Escolha Profissional. Porto Alegre; Artes Médicas.

Lucchiari, D. H. (1993). Pensando e vivendo a orientação profissional. São Paulo: Summus.

Mansão, C. S. M., & Yoshida, E. M. P. (2006). SDS – Questionário de Busca AutoDirigida: precisão e validade. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 2 (1), 67-79.

Martins, D. F., Noronha, A. P. P., & Godoy, S. (2008). Análise dos Interesses de Estudantes do Ensino Médio de um Programa de Orientação Profissional. In A. P. P. Noronha, C. Machado, L. S. Almeida, M. Gonçalves, S. Martins & V. Ramalho (Orgs.), XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (1ª ed., pp. s/n) Braga: Psiquilíbrios.

Mattiazzi, B. (1977). A Natureza dos Interesses e a Orientação Vocacional. Petrópolis, RJ: Vozes.

Noronha, A. P. P., Ambiel, R. A. M., Nunes, M. F. O., & Toledo, C. C. R. (2009). Escala de Critérios pra Decisão Profissional (CRIDEP). Relatório técnico não publicado.

Nunes, M. F. O., & Noronha, A. P. (2008). Análise correlacional entre interesses e auto-eficácia para atividades ocupacionais. Trabalho apresentado no IV Conferência Desenvolvimento Vocacional/I Virtual: Investigação e Ensino, Braga.

Nunes, M. F. O., Okino, E. T. K., Noce, M. A., & Jardim-Maran, M. L. C. (2008). Interesses Profissionais: perspectivas teóricas e instrumentos de avaliação. Avaliação Psicológica, 7(3), 403-414.

Nunes, M. F. O., & Noronha, A. P. P. (2009). Interesses e personalidade: um estudo com adolescentes em orientação profissional. Revista GalegoPortuguesa de Psicoloxía e Educación, 17(1,2), 1138-1663.

Primi, R., Moggi, M. A., & Casellato, E. O. (2004). Estudo correlacional do Inventário de Busca Autodirigida (Self-Directed Search) com o IFP. Psicologia Escolar e Educacional, 8(1), 47-54.

Rocha, M. C. S. (2010). Projeto de carreira, plano de vida: passos para um gerenciamento de vida profissional e pessoal. In R. S. Levenfus & D. H. P. Soares (Orgs), Orientação Vocacional Ocupacional (pp. 82-91). Porto Alegre; Artmed.

Rueda, F. J. M., & Martins, L. J., & Campos, K. C. L. (2004). Empregabilidade: o que os alunos universitários entendem sobre isto?. Psicologia. Teoria e Prática, 2(6), 63-76.

Sartori, F. A., Noronha, A. P. P., & Nunes, M. F. O. (2009). Comparações entre EAP e SDS: interesses profissionais em alunos do ensino médio. Boletim de Psicologia, 9(13), 17-29.

Savickas, M. L. (1995). Examining the personal meaning of inventorie interests during carrer counseling. Journal of Carrrer Assessment, 3, 188-201.

Sisto, F. F. (2007). Delineamento correlacional. In M. N. Baptista & D. C. Campos (Orgs.). Metodologias de pesquisa em ciências: análises quantitativa e qualitativa (pp.90-101). Rio de Janeiro: LTC.

Sisto, F. F., Santos, A. A. A., & Noronha, A. P. P. (2009). Escala de Aconselhamento Profissional: carreira universitária como evidência de validade de critério. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 17(1,2), 1138-1663.

Sparta, M., & Gomes, W. B. (2006). Importância Atribuída ao Ingresso na Educação Superior por Alunos do Ensino Médio. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 6(2), 45- 53.

Watkins, C. E., & Savikas, M. L. (1990). Psycodinamic Carrer Couseling. In W.B. Walsh. & S. W. Osipow (Eds). Carrer Couseling: contemporary topics in psychology (pp. 79-116). Hillsdale, NJ: Erlbaum.

Published

2011-05-09

How to Cite

Noronha, A. P. P., Ambiel, R. A. M., Frigatto, V., & Toledo, C. C. R. (2011). Relationshio between interests, intentions and criteria for career choice. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 1(1), 2–25. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n1p2

Issue

Section

Original Articles