Prenúncios de um novo ano: em defesa, mais uma vez, da produção e divulgação qualificada da ciência
Abstract
A Revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia, publicando seu terceiro e último número de 2021, despede-se do ano com essa edição para que possamos abrir novos caminhos para o ano de 2022. Estamos em constante avaliação da revista e de todos os processos editoriais, desde a abertura de submissões até as edições para publicação. Não desconsideramos, em nenhum momento de nosso trabalho, os dois últimos anos atípicos pelos quais o Brasil e o mundo se encontram, principalmente no âmbito dos impactos que a crise sanitária e os desdobramentos das políticas públicas brasileiras têm sobre a produção científica. E é exatamente pelo compromisso ético que temos com esta produção e por todas as suas pertinências acadêmicas e sociais é que, mais uma vez, compartilhamos com os autores, pareceristas e leitores alguns aspectos importantes com os quais a revista se depara.
Neste sentido, para o ano de 2022, busca-se retomar a atuação na qualificação de discentes para a atuação na editoração científica por meio do projeto de formação complementar “REVISTA ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOLOGIA: PROCESSO EDITORIAL”, atualmente coordenado pela professora Maíra Bonafé Sei. O projeto tem como objetivo sistematizar de forma não-periódica os trabalhos realizados na revista, envolvendo alunos de graduação e pós-graduação interessados em pesquisa e em todas as etapas de um processo editorial de uma revista científica qualificada. Para o ano de 2022, novos colaboradores foram vinculados ao projeto e efetuou-se uma revisão de passos do processo editorial como um todo, alterações essas que serão oportunamente divulgadas.
No que se refere aos materiais publicados neste número, nota-se que os textos a respeito da temática da infância e adolescência ainda compõem as investigações científicas aqui divulgadas. Seja na perspectiva da educação, com artigos que discutem o ambiente escolar e a atuação do psicólogo escolar e educacional, seja na perspectiva emocional das crianças e adolescentes e algumas especificidades da adolescência, com artigos que discorrem sobre os problemas emocionais e de comportamento infantil e a sexualidade e contracepção.
Outras temáticas abordadas nos artigos que estão presentes nesta edição recobrem assuntos em saúde e sua interlocução com a Psicologia, como: a relação nutricional e a depressão em idosos; os significados atribuídos ao suicídio por profissionais; o constructo do apego avaliados em adultos; e como a construção identitária do alcoólico anônimo em vista do enlace com seu laço social. Assuntos abordados em pesquisas sérias desenvolvidas em alguns âmbitos da pesquisa como a resenha de um livro sobre a assistência social e psicologia, também compõem esta edição.
Agradecemos a compreensão dos autores e dos leitores pela caminhada conjunta e desenvolvimento da pesquisa nacional.
Boa leitura!
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Copyright of the published manuscripts belongs to the Journal. Since they are published in an open access Journal, they are freely available, for private use or for use for educational and non-commercial purposes.
The Journal has the right to make, in the original document, changes regarding linguistic norms, orthography, and grammar, with the purpose of ensuring the standard norms of the language and the credibility of the Journal. It will, however, respect the writing style of the authors.
When necessary, conceptual changes, corrections, or suggestions will be forwarded to the authors. In such cases, the manuscript shall be subjected to a new evaluation after revision.
Responsibility for the opinions expressed in the manuscripts lies entirely with the authors.