Desenvolvimento visomotor e uso de jogos eletrônicos em crianças do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p202

Palavras-chave:

desenvolvimento visomotor, jogos eletrônicos, ensino fundamental

Resumo

Este estudo investiga as possíveis relações entre a maturidade percepto-motora e o uso de jogos eletrônicos, assim como possíveis diferenças entre as variáveis sexo e idade. Participaram 148 crianças do ensino fundamental, de uma instituição pública do interior do Estado de São Paulo, sendo 54,1% do sexo masculino e 45,9% do sexo feminino. Os estudantes frequentavam da 2ª a 4ª série. Foram aplicados de forma coletiva, o Teste de Bender (B-SPG) e um questionário para avaliar os padrões de uso dos jogos eletrônicos. Os resultados indicaram que os meninos utilizavam mais tempo nos jogos eletrônicos. Houve correlações positivas entre a utilização dos jogos e as pontuações no teste Bender, indicando que as crianças que mais jogavam podiam ter maiores dificuldades visomotoras. Não foram encontradas diferenças significativas para o sexo, já para a idade conforme houve avanço, menor foi a pontuação.

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Biografia do Autor

Thatiana Helena de Lima, Universidade São Francisco

Psicóloga e Mestranda na Universidade São Francisco

Neide de Brito Cunha, Universidade São Francisco

Doutora em Avaliação Psicológica Educacional pela Universidade São Francisco

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco

Doutora em Avaliação Psicológica Educacional pela Universidade São Francisco

Jocemara Ferreira Mognon, Universidade São Francisco

Psicóloga pela Universidade São Francisco

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Publicado

2010-10-15

Como Citar

Lima, T. H. de, Cunha, N. de B., Santos, A. A. A. dos, & Mognon, J. F. (2010). Desenvolvimento visomotor e uso de jogos eletrônicos em crianças do ensino fundamental. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 1(2), 202–215. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p202

Edição

Seção

Artigos Originais