Evidência de validade de construto convergente para o Teste de Atenção Dividida - TEADI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p141

Palavras-chave:

atenção, psicometria, evidências de validade, avaliação psicológica

Resumo

O objetivo do estudo foi buscar evidências de validade de construto convergente para o Teste de Atenção Dividida (TEADI) por meio da correlação com os Testes de Atenção Dividida e Sustentada (AD e AS). Participaram da pesquisa 105 estudantes universitários de uma instituição particular do estado de Sergipe, com idade variando de 18 a 53 anos (M=24,95, DP=6,62), sendo 41,9% do sexo masculino. Os instrumentos foram aplicados de forma coletiva, com duração aproximada de 30 minutos. Os resultados evidenciaram correlações de magnitudes moderadas e altas entre o TEADI e as medidas do AD, e baixas e nulas entre o TEADI e as medidas do AS. Esses dados eram esperados, uma vez que o TEADI e o AD se propõem a avaliar o mesmo tipo de atenção, enquanto o AS sugere avaliar um tipo diferente, qual seja, a atenção sustentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabián Javier Marín Rueda, Universidade São Francisco - USF

Doutorado em Psicologia (área de concentração Avaliação Psicológica) pela Universidade São Francisco - USF.  Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco/Itatiba.

Nelimar Ribeiro de Castro, Universidade São Francisco - USF

Doutorado em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco

Referências

Anastasi, A., & Urbina, S. (2000). Testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed. Arías, R. M. (2006). Psicometría: Teoria de los tests psicológicos y educativos. Madrid: Síntesis Psicología.

Baptista, M. N., Rueda, F. J. M., & Sisto, F. F. (2007). Relação entre estresse laboral e atenção concentrada. Encontro: Revista de Psicologia, XI(16), 75- 89.

Braga, J. L. (2007). Atenção concentrada e atenção difusa: Instrumentos de medida. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília.

Cambraia, S. V. (2003). Teste de Atenção Concentrada (AC). Manual. São Paulo: Vetor Editora Psicopedagógica Ltda.

Casella, E. B. (2007). Atenção. In P. W. Schelini. (Org.). Alguns domínios da avaliação psicológica. (pp. 31-58). Alínea Editora: Campinas.

Castro, N. R. (2009). Construção de um teste de atenção seletiva visual. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Psicologia, Universidade São Francisco, Itatiba.

Castro, N. R., Sisto, F. F., & Silva, M. A. (2009). Evidências de validade para o Teste de Atenção Seletiva Visual. In Anais do IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica/XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos, Campinas, SP: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica.

Gaddes, W. H., & Edgell, D. (1994). Learning disabilities and brain function: A neuropsychological approach. New York: Springer-Verlag.

Gazzaniga, M. S., Ivry, R. B., & Mangun, G. R. (2006). Neurociência cognitiva: A biologia da mente. Porto Alegre: Artmed.

Lima, F. R. (2005). Compreendendo os mecanismos atencionais. Ciência & Cognição, 6, 113-122. Retirado em: 15/03/2006, de Ciência & Cognição, www.cienciaecognicao.org.br.

Mira, A. M. G. (2004). PMK: Psicodiagnóstico Miocinético. São Paulo: Vetor

Noronha, A. P. P., Sisto, F. F., Bartholomeu, D., & Rueda, F. J. M. (2006). Atenção sustentada e concentrada: Construtos semelhantes? Psicologia: Pesquisa & Trânsito, 2(1), 29-36.

Pasquali, L. (2001). Parâmetros psicométricos dos testes psicológicos. In L. Pasquali. (Org.). Técnicas de Exame Psicológico – TEP. (pp. 111-136). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Rabelo, I. S., Pacanaro, S. V., Castro, N. R., Leme, I. A. S., Rossetti, M. O., & Güntert, C. M. (2009). Evidências de validade do Teste das Trilhas Coloridas por meio do Teste de Atenção Concentrada (TEACO-FF). In Anais do IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica/XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos, Campinas, SP: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica.

Rueda, F. J. M. (2009). Evidência de validade para o Teste de Atenção Concentrada – TEACO-FF. Tese de Doutorado. Universidade São Francisco.

Rueda, F. J. M. (2010). Teste de Atenção Dividida (TEADI): Manual técnico. Itatiba: Universidade São Francisco.

Rueda, F. J. M., & Sisto, F. F. (2009). Teste de Atenção Concentrada (TEACOFF). Manual. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Sisto, F. F. (2007). Delineamento correlacional. In M. N. Baptista & D. C. de Campos (Orgs). Metodologias de pesquisa em ciências: análises quantitativa e qualitativa. (pp. 90-101). Rio de Janeiro: LTC editora.

Sisto, F. F., Noronha, A. P. P., Lamounier, R., Bartholomeu, D., & Rueda, F. J. M. (2006). Testes de Atenção Dividida e Sustentada (AD e AS). Manual. São Paulo: Vetor Editora Psicopedagógica Ltda.

Sternberg, R. J. (2000). Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed.

Downloads

Publicado

2010-10-15

Como Citar

Rueda, F. J. M., & Castro, N. R. de. (2010). Evidência de validade de construto convergente para o Teste de Atenção Dividida - TEADI. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 1(2), 141–158. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n2p141

Edição

Seção

Artigos Originais