Atuação do psicólogo (a) escolar e educacional: relato de experiência em iniciação científica

Autores

  • Patricia Vaz de Lessa Universidade Estadual de Londrina
  • Rafael Guillardi Armelin Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera de Arapongas

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2023.v14.51873

Palavras-chave:

psicologia escolar e educacional, iniciação científica, psicologia escolar crítica, psicologia histórico-cultural

Resumo

O contexto escolar é um ambiente social complexo, no qual as relações se estabelecem, e se faz profícuo para a formação dos estudantes em psicologia. O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência de iniciação científica sobre a atuação do psicólogo escolar e educacional na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural em uma escola do estado do PR. As atividades foram desenvolvidas por duas estudantes em uma escola municipal, no norte do Paraná, em uma sala de 3º ano, realizada em grupos. Após o período de observação participante, foi realizado uma análise institucional e elaboração de um plano de ação que foi implementado na sala de aula. Como resultados, foi possível observar, estudantes engajados na realização das propostas, nas atividades de rotina escolar, propiciando melhor socialização, exercitando a expressão, as habilidades sociais e, o reconhecimento das próprias emoções nas diversas situações.

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Biografia do Autor

Patricia Vaz de Lessa, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Pedagogia e em Psicologia, especialista em Metodologia da Ação Docente pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IP-USP. Pós Doutorado no Programa de Pós Doutorado Departamento de Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento e Personalidade – USP. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina

Rafael Guillardi Armelin, Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera de Arapongas

Graduação em Licenciatura e Formação em Psicologia pela UNESP/Bauru, mestrado pela UNESP Bauru no Programa de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Coordenador e professor do curso de Psicologia da Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera de Arapongas. Professor Colaborador do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

Lessa, P. V. de, & Armelin , R. G. (2024). Atuação do psicólogo (a) escolar e educacional: relato de experiência em iniciação científica. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 14, 01–21. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2023.v14.51873

Edição

Seção

Relato de Experiência/Prática Profissional