Condução do risco de suicídio em crianças e adolescentes com TEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2023.v14.47699

Palavras-chave:

transtorno do espectro do autismo, risco de suicídio, profissionais de saúde, infância, adolescência

Resumo

O transtorno do espectro autista (TEA) é uma condição que afeta as áreas psíquica e cognitiva, necessitando de atenção especializada. O comportamento suicida está comumente presente nas pessoas com TEA. Objetivou-se compreender o cuidado ofertado por profissionais de saúde na identificação e condução do risco de suicídio em crianças e adolescentes com TEA. Pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevistas com profissionais de saúde envolvidos no cuidado a crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 18 anos com TEA. Os resultados apontam dificuldades na realização do diagnóstico e avaliação dos pacientes, impacto das relações familiares na saúde mental, fatores protetores e de risco para o suicídio e sua condução. Conclui-se que apesar de a literatura indicar um risco para suicídio mais elevado que o da população em geral em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista, nem sempre os profissionais possuem essa percepção na prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Queiroz Gouveia, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Graduanda em medicina pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - campus Paulo Afonso (UNIVASF-PAV).

Anacely Guimarães Costa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2011). Possui mestrado (2014) e doutorado (2018) em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ). Docente no curso de Psicologia na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus Assis (SP).

Maria Augusta Vasconcelos Palácio, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Professora Adjunta do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus Paulo Afonso-BA. Doutorado em Educação em Ciências e Saúde, Instituto NUTES, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde, Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduação em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Referências

Almeida, M. L., & Neves, A. S. (2020). A Popularização Diagnóstica do Autismo: uma Falsa Epidemia?. Psicologia: Ciência E Profissão, 40, e180896. https://doi.org/10.1590/1982-3703003180896

Caponi, S. N. (2022). Considerações sobre a prescrição de psicofármacos na primeira infância: O caso da depressão infantil. Estudos De Sociologia, 27(esp.2), e022019. https://doi.org/10.52780/res.v27iesp.2.16775

Chandrasekhar, T. & Sikich, L. (2015) Challenges in the diagnosis and treatment of depression in autism spectrum disorders across the lifespan. Dialogues Clin Neurosci. 17(2), 219-27. https://doi.org/10.31887/DCNS.2015.17.2/tchandrasekhar

Demirkaya, S. K., Tutkunkardaş, M. D., & Mukaddes, N. M. (2016) Assessment of suicidality in children and adolescents with diagnosis of high functioning autism spectrum disorder in a Turkish clinical sample. Neuropsychiatric Disease And Treatment, 12, 2921-2926. http://dx.doi.org/10.2147/ndt.s118304

Dorol-Beauroy-Eustache, O. & Mishara, Brian L. (2021) Systematic review of risk and protective factors for suicidal and self-harm behaviors among children and adolescents involved with cyberbullying. Preventive Medicine, 152, 106684. https://doi.org/10.1016/j.ypmed.2021.106684

Fernandes, C. S., Tomazelli, J., & Girianelli, V. R. (2020). Diagnóstico de autismo no século XXI: evolução dos domínios nas categorizações nosológicas. Psicologia USP, 31(Psicol. USP, 2020 31). https://doi.org/10.1590/0103-6564e200027

Hellström. (2019). A Systematic Review of Polyvictimization among Children with Attention Deficit Hyperactivity or Autism Spectrum Disorder. International Journal Of Environmental Research And Public Health, 16(13), 2280. https://doi.org/10.3390/ijerph16132280

Hervás (2023) A. Autismo y depresión: presentación clínica, evaluación y tratamiento. Medicina (B Aires), 83(Suppl 2), 37-42.

John, A., Glendenning, A.C., Marchant, A., Montgomery, P., Stewart, A., Wood, S., ... Hawton, K. (2018) Self-Harm, Suicidal Behaviours, and Cyberbullying in Children and Young People: Systematic Review. Journal of Medical Internet Reseach, 20(4), e129. https://doi.org/10.2196/jmir.9044

Jokiranta-Olkoniemi, E., Gyllenberg, D., Sucksdorff, D., Suominen, A., Kronström, K., Chudal, R., & Sourander, A. (2021). Risk for premature mortality and intentional self-harm in autism spectrum disorders. Journal of Autism and Developmental Disorders, 51(9), 3098–3108. https://doi.org/10.1007/s10803-020-04768-x

Jucá, V. (2019). As políticas de saúde mental infanto juvenil no Brasil: a construção de uma rede de atenção psicossocial sensível às especificidades da infância e da adolescência. Embornal, 10(19), 85-100. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/embornal/article/view/3238

Kirby, A.V., Bakian, A.V., Zhang, Y., Bilder, D.A., Keeshin, B.R. & Coon, H. (2019) A 20-year study of suicide death in a statewide autism population. Autism Reseach, 12(4), 658-666. https://doi.org/10.1002/aur.2076

Lopes, Ana Maria Costa da Silva. (2019). O autismo e suas conexões: qual medicação para o autista?. Psicologia em Revista, 25(3), 1343-1352. https://dx.doi.org/10.5752/P.1677-1168.2019v25n3p1343-1352

Malik-Soni, N., Shaker, A., Luck, H., Mullin, A. E., Wiley, R. E., Lewis, M. E. S., Fuentes, J., & Frazier, T. W. (2022). Tackling healthcare access barriers for individuals with autism from diagnosis to adulthood. Pediatric research, 91(5), 1028–1035. https://doi.org/10.1038/s41390-021-01465-y

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. (2015). Linha de cuidado para a atenção às pessoas com transtornos do espectro do autismo e suas famílias na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada e Temática. – Brasília: Ministério da Saúde.

Mutluer, T., Genç, H. A., Morey, A. O., Eser, H. Y., Ertinmaz, B., Can, M. &Munir, K. (2022) Population-Based Psychiatric Comorbidity in Children and Adolescents With Autism Spectrum Disorder: A Meta-Analysis. Front. Psychiatry 13, 856208. https://doi.org/10.3389/fpsyt.2022.856208

Nik Adib, N. A., Ibrahim, M. I., Ab Rahman, A., Bakar, R. S., Yahaya, N. A., Hussin, S., & Wan Mansor, W. N. A. (2019). Perceived Stress among Caregivers of Children with Autism Spectrum Disorder: A State-Wide Study. International journal of environmental research and public health, 16(8), 1468. https://doi.org/10.3390/ijerph16081468

Ohalloran, L., Coey, P. & Wilson, C. (2022). Suicidality in autistic youth: a systematic review and meta-analysis. Clinical Psychology Review, 93, 102144. https://doi.org/10.1016/j.cpr.2022.102144

Oliveira, B.D.C. de., Feldman, C., Couto, M. C. V. & Lima, R. C. (2017) Políticas para o autismo no Brasil: entre a atenção psicossocial e a reabilitação. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 27(3), 707-726. https://doi.org/10.1590/S0103-73312017000300017

Rios, C. & Camargo, K. R. (2019). Especialismo, especificidade e identidade - as controvérsias em torno do autismo no SUS. Ciência & Saúde Coletiva, 24(3), 1111-1120. https://doi.org/10.1590/1413-81232018243.07862017

Downloads

Publicado

2024-12-27

Como Citar

Queiroz Gouveia, L., Guimarães Costa, A., & Vasconcelos Palácio, M. A. (2024). Condução do risco de suicídio em crianças e adolescentes com TEA . Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 14, 01–21. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2023.v14.47699