Ressonâncias do discurso de periculosidade em adolescentes com trajetórias de acolhimento institucional: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2023.v14.47348Palavras-chave:
adolescência, acolhimento institucional, periculosidade, atuação, psicanáliseResumo
Este artigo objetiva analisar as ressonâncias do discurso de periculosidade na trajetória de adolescentes que passaram por acolhimento institucional. Utilizamos o estudo de caso de um adolescente, a partir da análise dos prontuários de instituições de acolhimento pelas quais ele passou, bem como de entrevistas em profundidade realizadas com ele e com os profissionais que o acompanharam. Os dados foram analisados com base na perspectiva teórica da psicanálise sobre o adolescer e na noção foucaultiana de periculosidade. A lógica institucional de atendimento está voltada para a disciplina, fragilizando seu trabalho com os adolescentes, e o olhar institucional unívoco sobre o agir adolescente não abre espaço para novas identificações, ratificando o estigma de perigoso e fortalecendo sua exclusão social. Esperamos contribuir para a desconstrução da essencialização da periculosidade atribuída a adolescentes institucionalizados e socialmente vulnerabilizados, trazendo novas perspectivas sobre a travessia adolescente e a função do acolhimento institucional para esse público.
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