Adaptação de um programa de prevenção à violência contra criança para versão remota

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2022.v13.46959

Palavras-chave:

programa ACT, prevenção à violência infantil, versão remota

Resumo

Trata-se de um estudo transversal sobre o processo de adaptação do Programa ACT para Educar Crianças em Ambientes Seguros para a versão remota. O processo de adaptação foi constituído por quatro etapas: (1) elaboração do roteiro com as adaptações para a aplicação na versão remota, (2) avaliação da proposta por seis juízas especialistas; (3) realização de modificações e alterações necessárias, e; (4) integração dos resultados para desenvolvimento da versão final. Os dados foram analisados de maneira quantitativa e qualitativa. As modificações do Programa ACT na versão remota foram consideradas adequadas pelas juízas, sendo realizadas adaptações de atividades por meio de plataformas digitais, como Google Meet, Google Forms, entre outras. Foi sugerido que contatos com entidades governamentais e não-governamentais fossem realizados a fim de incluir pais e cuidadores que não possuíssem acesso a equipamento e suporte tecnológico. A versão remota possibilitará disseminar o programa, incluindo cuidadores de diferentes locais do Brasil.

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Biografia do Autor

Suane Pastoriza Faraj, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria.

Aline Cardoso Siqueira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorado em Psicologia Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria/RS.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Pastoriza Faraj, S., & Cardoso Siqueira, A. (2022). Adaptação de um programa de prevenção à violência contra criança para versão remota. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 13, 01–24. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2022.v13.46959

Edição

Seção

Artigos Originais