Prenúncios de um novo ano: em defesa, mais uma vez, da produção e divulgação qualificada da ciência

Autores

Resumo

A Revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia, publicando seu terceiro e último número de 2021, despede-se do ano com essa edição para que possamos abrir novos caminhos para o ano de 2022. Estamos em constante avaliação da revista e de todos os processos editoriais, desde a abertura de submissões até as edições para publicação. Não desconsideramos, em nenhum momento de nosso trabalho, os dois últimos anos atípicos pelos quais o Brasil e o mundo se encontram, principalmente no âmbito dos impactos que a crise sanitária e os desdobramentos das políticas públicas brasileiras têm sobre a produção científica. E é exatamente pelo compromisso ético que temos com esta produção e por todas as suas pertinências acadêmicas e sociais é que, mais uma vez, compartilhamos com os autores, pareceristas e leitores alguns aspectos importantes com os quais a revista se depara.

Neste sentido, para o ano de 2022, busca-se retomar a atuação na qualificação de discentes para a atuação na editoração científica por meio do projeto de formação complementar “REVISTA ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOLOGIA: PROCESSO EDITORIAL”, atualmente coordenado pela professora Maíra Bonafé Sei. O projeto tem como objetivo sistematizar de forma não-periódica os trabalhos realizados na revista, envolvendo alunos de graduação e pós-graduação interessados em pesquisa e em todas as etapas de um processo editorial de uma revista científica qualificada. Para o ano de 2022, novos colaboradores foram vinculados ao projeto e efetuou-se uma revisão de passos do processo editorial como um todo, alterações essas que serão oportunamente divulgadas.

No que se refere aos materiais publicados neste número, nota-se que os textos a respeito da temática da infância e adolescência ainda compõem as investigações científicas aqui divulgadas. Seja na perspectiva da educação, com artigos que discutem o ambiente escolar e a atuação do psicólogo escolar e educacional, seja na perspectiva emocional das crianças e adolescentes e algumas especificidades da adolescência, com artigos que discorrem sobre os problemas emocionais e de comportamento infantil e a sexualidade e contracepção.

Outras temáticas abordadas nos artigos que estão presentes nesta edição recobrem assuntos em saúde e sua interlocução com a Psicologia, como: a relação nutricional e a depressão em idosos; os significados atribuídos ao suicídio por profissionais; o constructo do apego avaliados em adultos; e como a construção identitária do alcoólico anônimo em vista do enlace com seu laço social. Assuntos abordados em pesquisas sérias desenvolvidas em alguns âmbitos da pesquisa como a resenha de um livro sobre a assistência social e psicologia, também compõem esta edição.

Agradecemos a compreensão dos autores e dos leitores pela caminhada conjunta e desenvolvimento da pesquisa nacional.

Boa leitura!

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maíra Bonafé Sei, Departamento de Psicologia e Psicanálise Universidade Estadual de Londrina

Doutora e pós-doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Professora adjunto do Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina 

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Mantovanelli Ortolan, M. L., Bellato Tavares Spagiari, N., & Sei, M. B. (2021). Prenúncios de um novo ano: em defesa, mais uma vez, da produção e divulgação qualificada da ciência. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 12(3), 01–02. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/eip/article/view/45453

Edição

Seção

Editorial