As queixas escolares no serviço-escola: evolução dos casos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n3p29

Palavras-chave:

psicologia, clínicas-escola, processos psicoterapêuticos

Resumo

As queixas escolares compreendem as dificuldades no processo de escolarização, seja de ordem pedagógica, relacional ou comportamental. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as condutas adotadas e a evolução dos casos de crianças usuárias do serviço-escola de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro com queixas escolares, no período de 2013 a 2017, na faixa etária compreendida entre sete e 12 anos incompletos. Trata-se de uma pesquisa documental, com 60 prontuários analisados. Foram encontradas, na maioria dos prontuários, crianças do sexo masculino, de escola pública, e atendidas na modalidade de psicodiagnóstico. Foram observados grande desistência dos atendimentos, culpabilização da criança e da família, e pouco contato com a escola. Considera-se necessário compreender todos os ambientes nos quais a criança se encontra inserida.

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Biografia do Autor

Lara Pelliciari Veríssimo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Conceição Aparecida Serralha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutora pela Universidad Argentina John F. Kennedy - UK - Buenos Aires e pela Universidade Estadual de Campinas-SP (UNICAMP). Professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Pelliciari Veríssimo, L., & Serralha, C. A. (2020). As queixas escolares no serviço-escola: evolução dos casos. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 11(3), 29–51. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2020v11n3p29

Edição

Seção

Artigos Originais